Como emitir nota fiscal gratuitamente no RJ

Como emitir nota fiscal gratuitamente no RJ

As notas fiscais tradicionais vêm sendo progressivamente substituídas por suas versões eletrônicas, as famosas NF-es, em busca de se estabelecer um modelo padrão nacional de documento fiscal. Essa troca, cada vez mais frequente entre micro e pequenas empresas e também entre empreendedores autônomos, não é difícil de entender, tendo em vista a série de benefícios proporcionados pela NF-e. Além de possibilitar uma significativa redução de custos, esse recurso facilita os procedimentos em geral e promove mais segurança aos contribuintes. Isso sem contar que ainda colabora para a diminuição do impacto ambiental ao eliminar parte do gasto de papel.

E você sabia que o procedimento para a emissão de notas fiscais eletrônicas é gratuito, simples e rápido? Pronto para descobrir como emitir nota fiscal no RJ e cumprir as obrigações fiscais da sua empresa? Então confira:

Procedimentos para a emissão da NF-e

A emissão da NF-e acontece pelo portal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ). Por isso, antes de tudo, é preciso estar credenciado junto ao órgão. Desde o início do ano, a SEFAZ-RJ está realizando o credenciamento automático dos contribuintes do Estado do RJ, então você sequer precisa solicitá-lo! Em vez disso, é necessário conferir se a sua empresa já está considerada como habilitada no Cadastro Geral de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro (CADERJ). Você pode conferir essa informação pelo próprio site da SEFAZ-RJ, usando o número de sua inscrição estadual e de seu CNPJ ou CPF.

Uma vez credenciado, você terá acesso ao download do software gratuito emissor de NF-e e a seus respectivos manuais, ambos desenvolvidos pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP) em um acordo para a elaboração de um projeto de âmbito nacional. Com esse software, estarão disponíveis tanto a versão para emissão de NF-es de teste como para NF-es com validade jurídica.

Vale destacar que a nota fiscal é, basicamente, um documento que registra transferências de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial fornecida por empresas, prestando-se principalmente ao recolhimento de impostos. E é por isso que sua não emissão, nos casos de obrigatoriedade, configura sonegação fiscal. Sendo assim, nada de enrolar para conferir o seu credenciamento e começar a emitir notas fiscais por aí, hein?

Outras soluções para sua empresa

Em tempos de notáveis avanços tecnológicos, os sistemas e as ferramentas on-line têm facilitado bastante a vida de muitos empreendedores na gestão de seus negócios e de seus clientes. Empresas e plataformas modernas oferecem serviços de gerenciamento de cobranças, controle de assinaturas, envio automático de e-mails e ainda a automação da emissão de NF-es. Dessa maneira, o empreendedor pode facilmente encontrar um software que atenda às necessidades de seu negócio, explorando sistemas cada vez mais inteligentes de gestão.

O adequado gerenciamento das obrigações de uma pequena ou micro empresa ou mesmo de um negócio autônomo é fundamental para alcançar o tão sonhado sucesso do empreendimento. Com tantas opções deferramentas e soluções disponíveis por aí, com um pouco de pesquisa você certamente encontrará a alternativa ideal para alavancar de vez seus resultados!

Viu como é simples deixar sua empresa em dia com suas obrigações fiscais no RJ? Ainda tem dúvidas sobre notas fiscais eletrônicas? Então aproveite para conferir as principais dúvidas a respeito da NF-e e descubra mais agora mesmo! E se quiser contribuir com mais informações ou tiver algum questionamento, não se esqueça de deixar seu comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.