Como diferenciar a figura do fornecedor da figura do cobrador na PME

Thinking about business strategies

Algumas pequenas e médias empresas, por terem nascido de um negócio informal ou familiar que foi se profissionalizando aos poucos, ainda trazem uma certa percepção de que o fornecedor também precisa fazer as vezes de cobrador. Na verdade, empresas e fornecedores são grandes parceiros, um constantemente dependendo do outro. E para que essa parceria realmente funcione, é preciso haver o máximo de profissionalização nos processos que envolvem a cobrança de pagamentos.

Uma ótima alternativa, nesse caso, é usar um software mediador de pagamentos, que permite que todo o trâmite seja feito on-line, sem maiores complicações. Dessa forma, ninguém precisará se sentir constrangido por ter que ligar para a empresa X para lembrar seu setor financeiro a respeito de um vencimento, afinal, a figura do cobrador, com sua velha caderneta na mão, já caiu em desuso há muito tempo, não é verdade?

Quer conhecer algumas das inúmeras vantagens de profissionalizar seu sistema de pagamentos? Então não perca mais tempo, conferindo agora mesmo nosso post:

Base de dados única

Quando se usa uma plataforma própria para a efetivação dos pagamentos e das cobranças, as empresas passam a ter em mãos todos os dados de que precisam para colocar suas quitações em dia, pagando tudo dentro das datas previstas. Dessa maneira é possível organizar os pagamentos de acordo com a preferência de cada cliente: por boleto bancário, transferência ou cartão de crédito, por exemplo. Assim, o sistema controla todos os vencimentos e as empresas recebem as datas de acordo com o contrato vigente. Se o pagamento não for efetuado dentro dessa data, o próprio sistema dispara mensagens e lembretes que mostram que a pendência ainda está em aberto. Simples e super prático!

Adequação de contrato

Como cada cliente consegue contratar um pacote de serviços de acordo com sua realidade específica, fica muito mais fácil gerir suas informações. Assim, caso ele precise flexibilizar algum prazo ou valor, por exemplo, pode optar por mudar seu pacote de serviços para adequar a data dos vencimentos a partir do próximo período. Essa é uma segurança a mais tanto para quem cobra como para quem paga, pois demonstra organização e confiabilidade no sistema onde são gerados os boletos. Vale lembrar que o melhor é sempre estar aberto à negociação, para que todas as partes envolvidas fiquem devidamente satisfeitas.

Aumento da eficiência

A empresa que escolhe trabalhar com um sistema de cobranças on-line tem um aproveitamento melhor de seus recursos e aumenta sua produtividade, trabalhando com mais eficiência. Como o software pode ser programado para realizar backups periódicos, sem correr o risco de perder informações, existe uma segurança bem maior em todas as transações efetuadas por ele. Vale ressaltar também a vantagem oferecida pela rastreabilidade dos dados no sistema, tornando possível gerar relatórios diretamente relacionados aos pagamentos feitos em períodos específicos. Assim, se por acaso ficar alguma dúvida a respeito da confirmação de um ou outro pagamento, é possível consultar o sistema imediatamente, o que também automatiza o controle das contas a pagar e a receber da empresa.

Parceria com fornecedores

Conseguiu encontrar um bom fornecedor? Então cultive essa parceria pelo máximo de tempo possível, não se esquecendo de que essa relação de apoio precisa ser de mão dupla, vantajosa tanto para o cliente como para o fornecedor. Se for identificado algum ponto de possível melhoria no serviço do fornecedor — em etapas como contratos, pagamentos ou logística, por exemplo —, sugira as mudanças aos responsáveis com muito tato. E para a evolução do fornecedor acompanhar a evolução do cliente, em todos os matizes, poder contar com uma plataforma automatizada para pagamentos e cobranças é, sem dúvida, um passo importantíssimo. Então o que ainda está esperando?

Entendeu como uma plataforma automatizada vai, de uma vez por todas, separar a figura do fornecedor de produtos e serviços da figura do cobrador? Agora comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida ou se tem alguma experiência interessante para dividir conosco. Compartilhe suas histórias e participe da conversa!

Social media

  1. Também acha que fornecer e cobrar é trabalho demais para uma empresa só? Pois clique aqui e facilite sua vida!
  2. Seu fornecedor é seu grande parceiro? Então mantenha essa parceria clicando aqui e profissionalizando suas cobranças!
  3. Para não confundir o fornecedor com o cobrador, confira nossas valiosas dicas clicando aqui!
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.