Como criar aplicativos para empresas?

Application User Interface Modile Development Construction

Com o avanço da tecnologia e a popularização massiva dos tablets e smartphones, os aplicativos estão se tornando cada vez mais comuns no mundo corporativo. E isso, por si só, já faz com que inúmeras empresas abracem a tendência, ao perceberem que precisam se adaptar para agregar valor ao negócio e se aproximarem dos clientes. Enxergou a possibilidade de ampliação do seu mercado? Pois se você é programador e também deseja abocanhar uma fatia dessa oportunidade, criando aplicativos que atendam à expectativa das empresas, confira a seguir quais são as principais dicas sobre como fazer um aplicativo empresarial de sucesso! Vamos lá?

Atente-se para a identidade da empresa

Se o aplicativo criado será utilizado pelos clientes da empresa, ele deverá, obviamente, estar de acordo com a identidade da organização, certo? Assim, faça um levantamento da personalidade visual do seu cliente, incluindo logotipos, cores, slogans e qual é o objetivo que ele pretende passar com esse aplicativo. Da mesma forma como acontece nos sites, os aplicativos empresariais precisam fazer jus à imagem do negócio a que pertencem, tanto em aspectos gráficos como no tipo de linguagem utilizada para se comunicar com o usuário.

Defina qual será o escopo do aplicativo

Com a atual evolução das plataformas de aplicativos e outras tecnologias presentes no mercado, as possibilidades de recursos e funcionalidades disponíveis para serem implementadas em aplicativos para empresas são praticamente infinitas. Mas como fazer essa definição? A melhor maneira de conseguir delimitar o que certo aplicativo será capaz de fazer, como o fará e o que não englobará é decidindo juntamente com o cliente. Além de facilitar o planejamento, essa medida também servirá de base na hora de validar seu projeto. Por isso, tenha atenção também a lista de plataformas com as quais o cliente deseja que o aplicativo seja compatível, qual será o prazo do projeto e qual será a melhor forma de testar sua aplicação.

Aposte no desenvolvimento com qualidade

Como a ideia é que qualquer aplicativo funcione perfeitamente, nada de economizar na hora de elaborar sua programação técnica e seu design, ok? Busque referências sobre como desenvolver determinadas funções, fique de olho nas tendências do mercado e mantenha como um de seus objetivos constantes otimizar a performance do aplicativo — afinal, os usuários não esperarão muitos segundos caso seu aplicativo não seja ágil e funcione perfeitamente bem, não concorda? Nesse sentido, a melhor maneira de descobrir o quão eficaz é seu aplicativo é desenvolver uma política de testes e monitoramentos, para que se alcance melhoras contínuas ao longo do desenvolvimento.

Invista na usabilidade do aplicativo

Os tablets e smartphones possuem telas variadas, resoluções diversas e até mesmo teclas diferentes, certo? Assim, é importante analisar e ter consciência de que os aplicativos desenvolvidos conseguirão garantir uma experiência de uso positiva para cada usuário, independentemente do dispositivo usado. O importante é sempre se lembrar que não basta simplesmente criar um aplicativo que funcione, ele deve também ser de fácil utilização e compatível com a maioria dos dispositivos do mercado. Um aplicativo que está de acordo com os principais requisitos de usabilidade tem muito mais chances de dar certo do que um aplicativo que seja difícil de entender ou de usar. Vale ressaltar que quem dirá se seu aplicativo é bom ou não serão os futuros usuários! Sendo assim, invista em testes e avaliações de usabilidade.

Todas essas dicas servem de base para o desenvolvimento de praticamente qualquer aplicativo mobile, desde os mais simples até os projetos mais complexos. O importante é que o profissional esteja disposto a desenvolver o melhor produto possível para cada um de seus clientes, alcançando os resultados esperados.

Agora comente aqui e nos conte se ainda ficou com alguma dúvida! Compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco e participe da conversa!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.