Como começar um negócio do jeito certo!

 

Todos sabemos que empreender é uma questão de persistência e transpiração. Não importa se você é o futuro Mark Zuckerberg da tecnologia ou se você tem uma ideia simples: independentemente do ramo de atuação, planejamento é fundamental para começar um negócio de sucesso!

Segundo o IBGE, mais de 50% das empresas que abriram no ano de 2009 fecharam as portas em 2013. Seguramente, um dos principais motivos do fracasso foi a falta de planejamento, mas não é por isso que você precisa se desesperar. Existem elementos-chave que podem determinar o sucesso de sua empresa antes mesmo de abrir as portas.

Ficou curioso para saber como começar um negócio da maneira correta? Confira nosso artigo!

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é o primeiro documento de uma empresa de sucesso.  Ele serve como um guia que contém informações relevantes sobre os principais itens que envolvem uma empresa.

No plano de negócios, você deverá inserir detalhes dos seus concorrentes, fazer um diagnóstico do mercado em que pretende atuar, traçar metas, objetivos, estratégias, vantagens competitivas do seu produto ou serviço, projetar diferentes cenários para saber como lidar com as eventuais dificuldades que podem surgir pelo caminho. Elaborar um documento desse tipo, permite visualizar e organizar todos os itens que compõe o seu negócio.

Além disso, você terá que estudar para fazer um trabalho bem feito. Portanto, terá mais conhecimento e consequentemente mais confiança para tomar decisões assertivas e começar do jeito certo.

Escolha a equipe certa e mantenha bons relacionamentos

Outro fator super importante para começar um negócio com o pé direito é formar uma boa equipe de trabalho. Muitos empresários cometem o erro de não delegar tarefas e acumular responsabilidades por medo de que seus stakeholders não sejam tão competentes quanto precisam ser ou até mesmo por falta de confiança em seus sócios.

O ruim de estar numa situação como esta é que você não vai conseguir fazer tudo sozinho e por isso, vai acabar não alcançando seus objetivos. Mantenha um bom relacionamento com seus colaboradores e sócios.

É claro que todo empresário sonha em formar uma equipe com os profissionais mais qualificados do mercado, mas tão importante quanto isso é contratar pessoas capazes de manter um bom relacionamento. Saiba identificar talentos e valorizar sua equipe (somente assim eles podem vestir a camisa da empresa e sentir orgulho do trabalho que fazem).

Invista em Branding

Branding significa a identidade que você pretende dar a sua marca. Hoje em dia, para vender um produto ou serviço, você precisa ir além das razões lógicas pelas quais ele é interessante para os consumidores.

Explicando melhor, podemos dizer não se vendem produtos, se vendem conceitos. Veja o caso do Apple, por exemplo.

Ter um iPhone não significa ter um celular. Ter um iPhone significa status, significa identificar-se com um grupo de pessoas que valoriza design e tecnologia.

Identidade

Ter um iPhone comunica seu estilo de vida. Isso é uma identidade! Posicione o seu produto e crie valor para ele, esse será o seu norte e definirá uma série de fatores que­ formam a personalidade da sua empresa, como por exemplo o seu público alvo ou até mesmo a sua identidade visual.

Crie uma Identidade visual poderosa

Vivemos na era das imagens e somos seres visuais. Quando lembramos de marcas de sucesso, pensamos em cores e elementos visuais.

Pense na Coca-Cola ou no Starbucks… apostamos que você visualizou as cores das marcas e a logo também. A identidade visual é importante justamente por que ela é a concretização da marca nos símbolos que a representam.

Existe algo mais poderoso que isso? A identidade visual é uma forma de posicionamento e também é uma referência sobre a sua personalidade, por isso invista na criação de uma boa identidade visual.

Marque sua presença na internet

Se a sua marca não está na rede, ela não existe. Pode parecer injusto, mas é a realidade.

A maioria das pessoas pesquisam na internet antes de comprar. Seja para informar-se sobre a reputação da marca, a qualidade dos produtos ou para saber onde a loja está localizada.

A verdade é que, hoje em dia, somente a presença na internet não é mais suficiente. É necessário estar presente nas redes sociais, criar conteúdo de interesse para seus consumidores e manter um bom relacionamento com eles.

Marketing de conteúdo

O Inbound marketing é a forma de vender o seu produto sem fazer “publicidade direta”. Você deve produzir conteúdo de qualidade e que de alguma forma esteja relacionado com a sua marca. Consequentemente você chamará atenção do público alvo para os produtos que está vendendo!

Construa uma boa imagem

Falando em internet, não podemos deixar de dar uma dica de ouro: tenha muito cuidado com sua reputação, pois uma vez que a imagem do seu negócio for percebida de forma negativa, ela pode estar fadada ao fracasso. Com o advento das redes sociais, os consumidores ganharam voz e passaram a utilizar as mais diversas ferramentas para avaliar e recomendar produtos e marcas.

Aproveite isso como uma oportunidade  para construir uma boa base online e dialogar com o seu público alvo de forma inteligente. A maneira como as pessoas enxergam a sua empresa pode determinar o seu sucesso e uma boa reputação gera admiração e conhecimento.

Elabore um planejamento financeiro

O Brasil está passando por um momento delicado de inflação elevada, taxas de juros altas e instabilidade econômica. Por isso, mais do que nunca é necessário planejar para prevenir riscos e lidar com as mais diversas situações financeiras.

É comum notar imediatismo em empreendedores de primeira viagem. Não caia nessa e não se iluda!

A maioria das empresas demoram em média dois anos para recuperar o capital inicial investido. Portanto, aprenda a planejar a longo prazo e estabelecer metas condizentes com sua realidade e suas limitações. Para elaborar um bom planejamento financeiro você precisa estar ciente da situação econômica do país, saber avaliar o mercado em que você pretende atuar, estar ciente de taxas e impostos, planejar gastos com aluguel, hospedagem de site, pagamento de funcionários, saber suas despesas fixas etc.

Quer saber mais sobre como começar um negócio?  Deixe sua pergunta nos comentários!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.