Como avaliar se seu bairro e região são bons para seu negócio

Suburban homes

Não sabe como escolher acertadamente o lugar para fixar sua empresa ou como se certificar de que o público da região se interessará por seu produto ou serviço? Pois vamos com calma. O objetivo é que o empreendedor se conscientize e se informe para tomar a melhor decisão possível sobre o local efetivo para a instalação de seu estabelecimento comercial.

Além de criar melhores condições para que seus negócios sejam bem-sucedidos, essa estratégia acarreta na redução de riscos e em um maior aproveitamento do mercado consumidor. Por essas razões, é importante que você avalie bem o bairro e a região onde pretende se instalar. Continua sem saber como? Então confira agora mesmo nossas dicas e aprenda a tomar a decisão mais acertada:

Verifique o perfil da clientela local

Cada região possui um perfil de moradores e frequentadores bem específico. Alguns bairros são mais comerciais e, por isso, frequentados por pessoas em trânsito ou somente durante certas horas do dia, o que é bastante propício para lojas focadas em executivos, bem como para a abertura de restaurantes para almoço e pequenas reuniões de negócio. Outros bairros são reconhecidamente mais boêmios, e por isso agregam mais movimento durante a noite, sendo ideais para a instalação de bares e todo tipo de restaurante. E ainda existem os bairros mais residenciais, cujos residentes provavelmente serão mais velhos, ou então se poderá perceber uma grande presença de crianças. Esses bairros costumam ser mais propícios para a instalação de lojas de departamento, restaurantes familiares e serviços gerais, como lojas elétricas, materiais de construção e oficinas de carro, por exemplo.

Avalie sua concorrência

Você conhece seus concorrentes naquela região? Esse é um ponto muito relevante na escolha de um local para estabelecer sua loja. Se a competição for menor — ou mesmo inexistente —, talvez seja esse justamente o diferencial que você procurava para se destacar. Mas se, ao contrário, o mercado da região já estiver saturado de comércios semelhantes, talvez não seja essa a melhor opção para sua empresa. Algumas redes de franquias possuem cláusulas contratuais de delimitação de distância mínima entre uma loja e outra justamente para evitar a concorrência entre os próprios franqueados.

Analise a estrutura

A parte física da instalação da empresa não pode ser negligenciada. Sua loja, escritório ou estabelecimento precisa de padrões mínimos de funcionamento, como, por exemplo, segurança, acessibilidade e abrangência por operadoras de telefonia e internet. Verifique todos esses detalhes antes de tomar qualquer decisão a respeito da escolha de um local para sua empresa, evitando possíveis contratempos futuros.

Pondere sobre o custo-benefício

Quanto melhor for a localização do imóvel, mais caro será seu aluguel. Por mais que seja atraente a ideia de montar um negócio em uma região super movimentada, é necessário fazer um planejamento dos rendimentos esperados, além de contabilizar os custos fixos e variáveis do negócio, para que seja possível dar conta de todas as despesas. Alguns empreendedores não conseguem cumprir suas obrigações contratuais de aluguel justamente porque seus produtos não são de alto valor agregado ou porque seu volume de vendas não corresponde ao esperado. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Agora que você já tem conhecimento suficiente sobre as principais recomendações para que se escolha bem o bairro e a região em que pretende instalar seu negócio, comente aqui e nos conte se seus planos estavam certos desde o princípio ou se será preciso fazer algum ajuste. Compartilhe suas opiniões e ideias conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.