Coaching para empreendedores individuais e MEIs: funciona?

 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e acirrado, os empresários precisam se diferenciar para fazer o seu negócio crescer e ganhar maior visibilidade. Mas essa nem sempre é uma tarefa simples, especialmente em tempos de crise. Nesse cenário, o coaching para empreendedores pode fazer toda a diferença na trajetória da sua empresa.

Se você é ou pretende ser um empreendedor ou microempreendedor individual e quer alavancar seus negócios por meio do coaching? Leia esse artigo até o final e veja como encarar esse desafio!

O que é o coaching para empreendedores?

Atualmente, muitos profissionais despertaram o interesse no empreendedorismo, dada a volatilidade do mercado de trabalho e ao desejo de elevar sua renda, se tornar seu próprio chefe, além de melhorar seu nível de vida e o da sua família.

Porém, o empreendedor precisa muito mais do que vontade, dinheiro e coragem para fazer o seu negócio prosperar. Em muitos casos, falta um direcionamento e aconselhamento profissional.

Quem deseja ter uma empresa e prosperar precisa necessariamente ter foco, objetivos claros e definidos, paciência e determinação. Para acelerar esse processo e alcançar suas metas, entra o conceito de coaching para empreendedores.

Como funciona?

Muitos microempresários, autônomos e empreendedores medianos, acham que os treinamentos são exclusivos de empresas maiores. Mas isso não é verdade. Mesmo que a pessoa trabalhe sozinha, ela precisa do coaching adequado para desenvolver sua empresa de forma inteligente e focada.

Na prática, o coaching direcionado ao empreendedor nada mais é do que um treinamento para que ele alcance melhores resultados no menor tempo possível, sem perder em eficiência e qualidade, com metas traçadas, reais e bem delineadas.

Além disso, o treinamento também ensina à pessoa como separar sua vida profissional da pessoal, o que impacta os negócios de forma positiva, a partir do momento que o empreendedor aprende a separar e a administrar melhor cada área da sua vida.

O coaching para empreendedores também ajuda o profissional a lidar com o medo na hora de inovar ou implementar uma nova ideia. Todo o receio de inovar é estudado e transformado em um risco controlado, de maneira que a pessoa consiga alcançar seus objetivos em um determinado tempo.

E esse é o grande problema da maioria dos empresários brasileiros, especialmente os que estão começando: não investem pelo medo excessivo de que as coisas fracassem.

O risco sempre existe em qualquer tipo de negócio, mas ele pode ser estudado e calculado, para que se possa investir de forma controlada e bem pensada, com chances reais de sucesso.

O que devo pensar antes de investir no coaching para empreendedores?

Primeiro, é preciso definir o que se quer. Saber quais são os seus sonhos, objetivos e ideias para o futuro. Sem isso, é mais complicado iniciar o treinamento. Afinal, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve, não é verdade?

O coaching não resolve um problema de indefinição. Ele ajuda a pessoa a ter um melhor direcionamento para desenvolver o seu negócio e poder dar 100% de si no seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Portanto, escolha um ramo que você goste de trabalhar, no qual queira se especializar cada vez mais. Entrar em um nicho no qual você não se interessa só vai resultar em frustrações.

Pense e analise sua situação com bastante calma, especialmente se vai começar trabalhando sozinho. Com esse ponto definido, o coaching pode ser realizado e trazer resultados práticos e benéficos para a vida do empreendedor.

Além disso, a pessoa nunca deve pensar que terá um negócio pequeno durante toda a vida. Grandes empresas começaram em um pequeno quarto ou garagem, mas, com o direcionamento certo, se transformaram em organizações maiores e de maior lucro.

Quais são as principais vantagens do coaching?

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios que um treinamento de coaching pode trazer para a sua vida, veja as principais vantagens:

  • Definição de objetivos e estratégias.
  • Elaboração de um plano de negócios realista e com projeções de crescimento.
  • Elaboração de cronogramas detalhados e direcionados a resultados.
  • Apoio motivacional, para que a pessoa não pense em desistir logo nos primeiros obstáculos, que naturalmente ocorrem ao longo da jornada.
  • Ajudar o empreendedor a lidar com momentos difíceis e separar a vida profissional de seus problemas pessoais.
  • Incentiva a pessoa a fazer um curso de aprimoramento ou de especialização na sua área de interesse, para conhecer melhor o seu nicho de mercado, suas características e peculiaridades.
  • Maior visão de gerenciamento financeiro.
  • Maior visão da gestão de projetos.
  • Ensina ao empreendedor como enxergar o mesmo problema sob mais de uma perspectiva, o que lhe ajuda a encontrar soluções criativas e eficientes, o que é um grande diferencial para quem deseja ter um negócio de sucesso.
  • Mostra ao empreendedor como fazer o marketing de negócios.
  • Incentiva o líder que existe dentro do empreendedor e o direciona a trabalhar com equipes. Isso é importante na hora de lidar com colaboradores, fornecedores e clientes.
  • Evitar a procrastinação (deixar as coisas para depois), o que é realizado durante o treinamento por meio de tarefas relacionadas ao seu ramo de trabalho.
  • Incentivar a autodisciplina, que é essencial para alcançar resultados e fazer o seu negócio crescer de forma contínua e constante, dando um passo de cada vez, mas com segurança e firmeza.

Além desses diversos benefícios, os ganhos do coaching são muito mais amplos à medida que o empresário passa a seguir as dicas do treinamento. Essa é a chave para a guinada que o seu negócio precisa para crescer, mesmo em tempos de crise.

Pode ser que o empresário não tenha tanto capital como gostaria, mas, com o direcionamento certo, ele é capaz de montar seu negócio e crescer pouco a pouco.

A partir do coaching para empreendedores, é possível enxergar seu negócio a partir de outro ponto de vista e trilhar novos caminhos, com muito mais segurança, sensatez, estratégia e eficácia!

Gostou do artigo de hoje? Deseja ter acesso a mais conteúdos como esse? Então curta a nossa página no Facebook e fique sempre atualizado sobre dicas de empreendedorismo!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.