Caso de sucesso Saas: Evernote

saasElefantes são famosos por terem uma ótima memória. Na verdade, eles nunca se esquecem. E, não por coincidência, o logotipo do Evernote é um elefante. A startup, criada em 2008 por um azerbaijano de 63 anos radicado nos Estados Unidos, propõe ajudar o mundo a lembrar de tudo, a se comunicar de forma eficiente, concluir tarefas e manter-se organizado e produtivo.

Através do Evernote, você tem acesso a uma gama de softwares, que vão desde organizadores de texto a aplicativos para memorizar receitas de pratos que você gosta. Mas o Evernote vai além: ele permite que você capture o conteúdo, acesse de qualquer lugar e compartilhe com os seus amigos através de e-mail e das redes sociais.

Com mais de 220 milhões de dólares levantados através de investidores, o Evernote possui versões grátis, paga e corporativa, além de apps para praticamente todas as plataformas mobile. Mais do que isso, o Evernote é um grande sucesso como software as a service, o Saas. No início, para guardar tudo que ele se propõe, era preciso ter instalado no seu computador vários tipos de ferramentas. E você não tinha todas essas informações disponíveis onde quer que fosse, estava preso ao seu computador.

Evernote e a mobilidade da informação

A principal vantagem desse Saas é poder oferecer tudo que um software tradicional possui com o diferencial de ter as mesmas informações disponíveis em qualquer lugar. Você pode salvar algo em casa e acessar do trabalho ou de qualquer outra parte do mundo. A informação e a maneira como você a visualiza não se alteram. Mais do que isso, você não precisa se preocupar se o outro computador é compatível com o software. Você nem precisa baixar o software. Basta ter acesso a uma conexão com a internet.

Aproveitando-se disso, o Evernote criou uma espécie de democracia da informação. Você pode tirar uma foto com o celular, por exemplo, no caminho para o trabalho, acrescentar um comentário e enviar como nota para um dos seus cadernos dentro do Evernote. Quando você chegar ao trabalho ela já estará disponível no seu computador. Alguns anos atrás e você dependeria de cabos, drives e muita paciência em um editor de imagem para ter o mesmo resultado.

Compartilhamento de informações

Mesmo que você tenha em mãos um software que facilite guardar informações, sempre foi um problema compartilhá-las. As opções, como gravar em disquetes, CDs, enviar por e-mail, convenhamos, não são nada práticas e havia também o risco delas serem extraviadas ou simplesmente não funcionarem.

O Evernote, assim como muitos outros softwares as a service, solucionou esse problema: com apenas um clique você gera um link para o compartilhamento de fotos, arquivos, textos, entre outros, tornando-os facilmente replicáveis e sem problemas com extravios ou mau funcionamento. Além disso, essas informações transitam através de servidores seguros e com backup permanente, o que pode ser uma ótima maneira para empresas manterem seus funcionários atualizados e trocando dados. O Evernote sabe disso. Tanto que uma de suas bandeiras é a descoberta de novos conhecimentos através do compartilhamento dentro das empresas.

A informação a um clique de distância

Imagine o cenário: você encontrou um texto do seu escritor preferido em um site, a receita de bolo que a sua mãe fazia ou uma poesia escrita em um muro a caminho de casa. Quais suas opções para guardar essa informação? Você pode copiar à mão ou tirar uma foto. Imagine o tempo perdido para copiar um texto completo. Sem falar que nem sempre você terá papel e caneta a sua disposição.

Com apenas um clique você salva essas informações nos seus cadernos dentro do Evernote. Basta que você instale um pequeno plug-in no seu browser e tudo ficará muito mais organizado e prático. E mais: se você fotografar um texto, o Evernote consegue buscar palavras escritas na imagem. Essa mesma tecnologia permite que você digitalize todos os seus cadernos, anotações e bilhetes para dentro do Evernote e faça busca de qualquer conteúdo neles.

Todas essas vantagens citadas acima apenas são possíveis porque deixamos de ver e criar software como algo inerte ao computador ou dispositivo que ele está presente. As vantagens de um software as a service, como compartilhamento, mobilidade e acesso democrático são as bases de uma nova geração de aplicativos que estão surgindo na internet. São aplicativos que não exigem configurações especiais, basta uma boa conexão com a internet.

Você já utiliza o Evernote? Conte para nós nos comentários.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.