Case de sucesso Saas: Intuit

saasA Intuit é uma desenvolvedora de softwares criada nos EUA, no início dos anos 80. Na primeira era dos computadores pessoais, ninguém sabia muito bem quais os potenciais daquela máquina. Foi então que seus fundadores, Scott Cook e Tom Proulx, lançaram um programa com uma utilidade prática e sempre popular: controlar despesas pessoais.

Esse primeiro lançamento da empresa foi o Quicken, que está até hoje no mercado, ganhou várias versões e foi desenvolvido para vários países. Inicialmente, ele gerenciava as contas básicas de um indivíduo, como uma planilha de gastos automática. Aluguel, plano de saúde, mensalidade escolar: ele organizava tudo isso na tela que ainda era do DOS. O programa fez tanto sucesso que a Intuit começou a desenvolver versões mais complexas que deram origem ao que, hoje, é o carro chefe da empresa.

O Quickbooks

O Quickbooks faz todo o trabalho de um contador para pequenos negócios. Ele se tornou tão popular nos Estados Unidos que 85% das pequenas empresas usavam o software para manter seus livros-caixa em dia. Ele é capaz de processar sozinho todo o movimento da companhia e gerar planilhas e relatórios que um contador usualmente executa.

O sucesso do Quickbooks deve bastante ao fato de que ele não precisa que os gerentes da empresa tenham conhecimentos de contabilidade para elaborar os relatórios financeiros. Basta inserir os dados nos formulários que o programa apresenta e o Quickbooks gera os dados de acordo com as transações gravadas. O programa simula até uma auditoria nas contas da empresa.

Mas a Intuit não parou por aí. Com o passar do tempo, ela começou a oferecer versões do Quickbooks específicas para vendedores de varejo, empreiteiras, prestadores de serviços e até instituições sem fins lucrativos. Para atender à demanda crescente, o serviço começou a ser oferecido online, mediante o pagamento de uma mensalidade pelo usuário. Hoje em dia, o Quickbooks de uma empresa pode ser acessado até pelo celular, pelos dados em nuvem e está disponível para empresários de qualquer lugar no mundo. A Intuit também disponibiliza uma versão on-premise, instalada diretamente nas máquinas da empresa.

Agregando a força do marketing

Porém, a novidade mais recente que a Intuit oferece ao mercado é o Saas Demandforce incorporado ao Quickbooks. O Demandforce gerencia ações de marketing digital como envio de e-mails, mensagens de texto e outros serviços online. No ano de 2012, a Intuit comprou a empresa que desenvolve o Saas e integrou os serviços ao Quickbooks.

Sincronizado com os dados em nuvem do Quickbooks, o Demandforce utiliza as informações sobre os contatos comerciais para criar ações de marketing digital para pequenas empresas. Ele envia e-mails automáticos para consumidores, coleta comentários e feedbacks sobre produtos e serviços que serão postados em sites estratégicos fazendo com que aquela empresa obtenha menções e melhore sua reputação na web.

O Demandforce conta com uma rede de 37 milhões de consumidores aos quais promete fazer chegar a publicidade da sua empresa. É uma ferramenta de marketing online que coloca pequenos negócios como um salão de cabelereiro ou um dentista na rede através de comentários solicitados aos usuários sobre eles. Com os dados do Quickbooks servindo à esse propósito, as ações se tornam bem mais certeiras.

Junto com o Quickbooks, que faz o serviço do contador, o Demandforce serve como um gerente de marketing digital para pequenas empresas. Baseados nos mesmos dados, você tem dois departamentos essenciais para o negócio em uma plataforma só.

Uma boa ideia aliada aos benefícios do sistema Saas é capaz de alavancar um negócio!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.