Boleto: Um meio de pagamento genuinamente brasileiro

como gerar boletoO boleto bancário já é bem conhecido por grande parte dos brasileiros. Sua utilização beneficia aqueles que não querem envolver diretamente suas contas bancárias e cartões de crédito para realizar os mais diversos tipos de transações.

Uma das maneiras de garantir um bom número de clientes é oferecer diversas formas de pagamento, pois assim você facilita o acesso do público através da adaptação às suas preferências. Como o boleto é um método largamente utilizado em todo o Brasil, torna-se uma boa e praticamente necessária opção para grande parte dos empresários do país. Para sua empresa de SaaS esta realidade não é diferente.

Conforto e segurança

De cara, pode parecer mais trabalhoso o deslocamento até uma agência bancária ou lotérica para realizar o pagamento de um boleto, mas hoje é possível pagá-lo via internet banking. Muitos clientes ainda não confiam na ideia de colocar os dados de sua conta ou cartão de crédito em alguma plataforma online. Por isso, a opção do boleto ganha em importância por ser algo que efetivamente pode definir se uma pessoa irá assinar seu SaaS ou não. Trata-se de algo que aumenta a sensação de segurança e por esse motivo não deve ser ignorado.

Pelo lado do empresário, o boleto também pode ser um documento de garantia contra a inadimplência, pois o não pagamento por parte do cliente fará com que ele fique devendo diretamente ao banco, o que pode iniciar um protesto de títulos. Assim, a emissão de um boleto torna-se praticamente um seguro pelo serviço realizado.

Como utilizar?

Há duas maneiras de emitir um boleto. Ambas exigem apenas que você tenha uma conta aberta no banco que gerenciará o documento e requisite a emissão do mesmo. O primeiro modo, que chamamos de “cobrança registrada”, você paga a tarifa antes de o boleto ser gerado e o banco fica encarregado do protesto no caso de inadimplência. Na “cobrança não registrada”, o pagamento à instituição bancária acontece apenas depois de recebido o pagamento do cliente e os protestos por possível inadimplência ficam por conta do próprio emissor. Basicamente, em um modelo você paga uma tarifa antes e em outro você paga depois. Escolha o que melhor se encaixa na realidade de sua empresa.

Aplicando em meu Saas

Muitas empresas Saas trabalham com planos de assinatura, exigindo uma plataforma de cobranças recorrentes e mais do que um boleto a ser gerado. Leia o artigo “Como funciona cobrança recorrente com boletos” para saber como aplicar este método da melhor maneira em sua empresa. Note também que todos os serviços de suporte a SaaS, que você pode encontrar na seção “Preços e Planos” do site da Asaas, incluem a opção de pagamento recorrente, que podem ser adaptadas de acordo com o tamanho da sua empresa ou à sua necessidade específica.

Você pretende trabalhar com boletos bancários? Se você já utiliza este recurso em seu SaaS, quais são as maiores vantagens?

Compartilhe sua experiência e dúvidas conosco através de um comentário e ajude ainda mais a complementar o conhecimento sobre SaaS!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.