As vantagens do SaaS na administração da sua empresa

saasO cenário econômico atual obriga o empreendedor a ser totalmente atento às mudanças constantes de seu mercado de atuação. Os cenários que outrora eram certos, hoje em dia estão cada vez mais flexíveis. Neste contexto, as tecnologias da informação e comunicação desempenham um importante papel na gestão das empresas, independentemente da área de atuação ou necessidade específica do negócio. Existem programas que auxiliam na gestão estratégica, controle de estoques, fluxo de receitas e despesas, logística, além dos que oferecem suporte aos recursos humanos, comunicação interna e externa, cadastro de clientes, entre outros.

O mercado responde de forma dinâmica a estas mudanças proporcionadas pelas tecnologias da informação. As operações estão mais automatizadas, a concorrência está cada vez maior e o papel que a tecnologia assume nas empresas também cresce. Ao implementar soluções técnicas para atualizar-se, otimizar os processos ou expandir o n0egócio os gestores se deparam com algumas questões. Qual o software mais adequado para meu negócio?

Tradicionalmente, as empresas adquirem soluções de software de parceiros ou chegam até mesmo a contratar terceiros para desenvolverem programas sob medida para seu negócio. Entretanto, com o avanço da tecnologia uma terceira opção surge como oferta: O software como Serviço, também conhecido como SaaS, é a tendência de solução de TI potencializada pela computação na nuvem.

Confira a seguir algumas vantagens de utilizar o SaaS na administração de sua empresa.

Plataforma de serviços

A essência do SaaS é que o software é oferecido como serviço e não como produto. A diferença é que para uma empresa utilizar determinado programa, como um editor de texto, não precisa adquirir uma licença para cada um dos funcionários. Além disso, está integrado no serviço toda a estrutura física necessária para sua manutenção.

Redução dos custos

Uma das principais vantagens de adquirir uma solução de SaaS é a redução de custos. Se antigamente as empresas compravam licenças dos softwares para cada uma das máquinas de seus funcionários, com o SaaS, pagam pela utilização do serviço. Os planos são mensais e incluem a hospedagem, suporte, manutenção e o uso das aplicações contratadas.

Acesso e disponibilidade

Por estarem hospedados na nuvem, os serviços se encontram disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet. É possível acessar os aplicativos do ambiente de trabalho, no celular, no tablet durante uma reunião de negócios com os clientes ou até mesmo da casa de praia no final de semana.

Escalabilidade

Outro benefício das soluções de SaaS para a administração das empresas é a possibilidade de se adaptar à dinâmica de mercado. Seu negócio está de vento em poupa e crescendo acima do esperado? No modelo de serviços é possível aumentar a capacidade do sistema sem a necessidade de adquirir novas máquinas ou licenças. O serviço acompanha a evolução da empresa atendendo as demandas gerenciais na medida desejada.

Otimização dos recursos de TI

Com o software como serviço os setores de tecnologia das empresas não precisam mais gastar tempo com o backup dos dados e com a atualização dos programas, pois isso é feito de forma automática. A administração é simplificada e demanda menos tempo permitindo que as empresas foquem em seu negócio e suas operações.

As vantagens do SaaS são o segredo para tornar a sua empresa mais eficiente.

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.