As 5 melhores práticas de backup para SaaS

Quem já atua no mercado de Backup para SaaS sabe que, mesmo fazendo o armazenamento em nuvem dos dados, ainda sim é preciso adotar alguns cuidados para que eles fiquem seguros e possam ser recuperados caso necessário. O que a grande maioria das pessoas nunca imagina que vá acontecer é que esses dados se percam, porém isso não é algo inevitável.

Quais são as práticas importantes do backup para SaaS? Veja 5 neste artigo!

1- Invista em backup para SaaS na nuvem

Investir em backup em nuvem pode ser uma boa alternativa para as empresas armazenarem os seus dados, porém, é preciso que haja todo um cuidado com a segurança das informações. O grande problema não é nem a violação das informações, pois isso dificilmente ocorrerá, mas sim que elas se percam. É necessário que a empresa tenha uma forma de restaurar esses dados caso eles sejam perdidos, porque todos os dias são armazenadas informações muito importantes

2- Tenha uma cópia em nuvem

Os arquivos importantes sempre precisam ter uma cópia para garantir que eles possam ser recuperados em caso de um imprevisto. Como a armazenagem em nuvem não costuma oferecer um backup, nesse caso é interessante fazer um armazenamento cloud to cloud.

Dessa forma, tem-se todos os dados armazenados em uma estrutura diferente da primeira e garante-se mais integridade aos dados. No caso de haver algum arquivo corrompido ou perda de informações, essas serão recuperadas com maior facilidade em outra nuvem. Sem que você precise investir em serviço de armazenamento interno na empresa.

3- Oriente os usuários

Boa parte das informações que se perdem, na verdade, corresponde a erros do usuário final. Isso quer dizer que elas podem sumir por deletarem algum arquivo que não deveriam ou salvarem no local errado.

Para recuperar esse arquivo, a área de TI terá muito trabalho, então o ideal é orientar o usuário. Para isso, é preciso que eles conheçam bem a ferramenta que estão utilizando e até mesmo como restaurar dados apagados. Dessa forma, consegue-se diminuir consideravelmente o acionamento na empresa de armazenagem em nuvem e os erros podem ser corrigidos rapidamente, sem impactar as organizações.

4- Organize sua nuvem

É preciso que o usuário consiga se achar no sistema e para isso, indica-se que seja disponibilizado o uso de tags, etiquetas e também opções de compartilhamento. Assim,  a manipulação de informações pode ficar restrita às pessoas certas e a localização se torna muito mais fácil. A personalização pode fazer com que o usuário se sinta mais confortável em saber que pode ter a sua informação de volta com maior facilidade.

5- Monitore os backups

Se na hora que precisar restaurar um dado, perceber que ele está corrompido ou não está armazenado no local correto, o problema será muito maior do que se o erro fosse detectado com antecedência. É preciso que o backup para SaaS seja monitorado pelos administradores e que haja relatórios para esse acompanhamento. Seguindo essas dicas, é possível evitar a perda de informações.

Ainda tem alguma dificuldade com o backup para SaaS? Deixe seu comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.