API de pagamento completa para otimizar a rotina de cobranças

Por Joás Garcia
Publicado em 15 de março, 2022 | Atualizado em 19 de julho, 2022

A rotina de cobranças pode ser desafiadora para qualquer empresa, especialmente quando ela está crescendo. Mas é possível otimizar a rotina ao contar com uma ferramenta de automação que garanta mais agilidade e segurança nas operações financeiras, como o Asaas

Uma possibilidade é a nossa API de pagamento, que vem sendo adotada por grandes empresas de diversos segmentos.

Conteúdo:

Continue a leitura!

O que é uma API de pagamento?

Uma API de pagamento é um recurso que possibilita integrar um sistema a outro para obter mais funcionalidades — neste caso, referentes a pagamentos. Em outras palavras, uma API permite que duas aplicações diferentes possam trocar informações e, com isso, automatizar tarefas.

A partir dessa solução, é possível otimizar e escalar muitos processos em uma empresa, melhorando a experiência de compra e garantindo a satisfação do cliente

Mas essas não são as únicas vantagens. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Quais são os benefícios da integração a API de pagamento?

Utilizar a API de pagamento do Asaas simplifica processos corporativos e pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. 

Abaixo, listamos os principais benefícios de uma integração por API. Vale a pena conhecê-los para entender como é possível otimizar sua rotina de cobranças.

1. Mais agilidade nas tarefas

Como a API de pagamento automatiza processos, tarefas que antes eram realizadas manualmente passam a ser feitas em muito menos tempo.

Além disso, é importante lembrar que a automação libera os profissionais envolvidos para a realização de outras atividades mais relevantes para o negócio. Ou seja, a API de pagamentos do Asaas pode ser uma ferramenta estratégica para qualquer empresa.

2. Menos riscos de erros nas operações

Uma das grandes vantagens de uma integração por API é a segurança que ela possibilita. Isso garante que deixem de ocorrer erros relacionados à falta de atenção ou ao excesso de atividades, por exemplo.

Com os processos automatizados, tudo é feito com agilidade e precisão, contribuindo até mesmo para a redução de gastos ocasionados por erros.

3. Redução de custos

Falando em redução de custos, podemos dizer que essa é mais uma vantagem da integração por API. Isso porque não é necessário desenvolver um sistema de pagamentos do zero ou trocar a solução que já usa e é funcional para outras atividades. 

Ou seja, contar com a API de pagamento do Asaas é uma forma de otimizar a rotina de cobranças sem a necessidade de um alto investimento. Outra vantagem é que a API do Asaas não possui mensalidade, e você paga apenas uma taxa acessível por cobrança recebida.

4. Melhor experiência para o cliente

A API de pagamento do Asaas permite que a empresa ofereça ao cliente uma melhor experiência de compra. Afinal, garante mais confiabilidade e conforto para ele no momento de pagar, com mais opções e operações mais fáceis e rápidas.

Dessa forma, a integração por API também contribui para a fidelização de clientes, que, tendo uma experiência positiva, tendem a comprar novamente e indicar a empresa.

Quais as funcionalidades da API de pagamentos?

Entenda agora quais são as possibilidades de processos para otimizar na sua empresa com a nossa API de pagamentos. Aqui, listamos 4 principais:

One click buy

Uma das facilidades proporcionadas pela API de pagamentos do Asaas é a possibilidade da compra com um clique. Essa funcionalidade permite mais conversões para o e-commerce, já que torna o processo de pagamento muito mais simples.

Checkout transparente

Você já teve a experiência de finalizar uma compra online e ser direcionado para outros sites na hora do pagamento? Se isso já aconteceu, é bem provável que você ficou desconfiado, pensando se deveria realmente fazer o pagamento — e pode ser até que tenha desistido em algum momento.

Para que isso não aconteça com seus clientes e o abandono de carrinho não aconteça, é importante que todo o pagamento seja feito em uma única página, dentro de seu próprio site.

Esse é o chamado checkout transparente, que é possível por meio da API de pagamentos do Assas e proporciona ao cliente a facilidade de inserir seus dados e finalizar a compra sem ser redirecionado.

Split de pagamentos

A API de pagamentos do Asaas também permite que a empresa receba do cliente e faça a divisão dos valores automaticamente

Por exemplo, em um marketplace, uma mesma compra pode ter itens de diferentes vendedores. Então, o split de pagamentos garante essa distribuição de forma automatizada. Esse recurso também é útil quando a empresa precisa pagar a comissão dos vendedores, por exemplo.

No Asaas, é possível criar um número ilimitado de contas, para realizar a divisão do pagamento com todas as empresas e colaboradores que você precisar.

Whitelabel

O whitelabel de pagamentos é um recurso possível a partir da API de pagamentos do Asaas e que permite à empresa realizar serviços financeiros dentro do próprio site, sistema ou aplicativo. 

Isso acontece sem que o cliente precise sair da plataforma. Em todo o processo, é a sua marca que aparece e o cliente não tem contato com a empresa de cobranças que está realizando a operação.

Quando a API de pagamento é indicada e como escolher a melhor?

Uma API de pagamentos é indicada para empresas que percebam a necessidade de automatizar o processo de cobrança e que queiram escalar os negócios.

Para escolher a melhor API de pagamentos, é fundamental contar com um fornecedor que ofereça todas as funcionalidades que a sua empresa precisa

O Asaas, por exemplo, permite todas essas possibilidades citadas: one click buy, checkout transparente, split de pagamentos e whitelabel.

Como integrar a API de pagamento do Asaas?

É possível integrar qualquer plataforma usando o Asaas, uma vez que a API é desenvolvida no padrão REST.

O recomendado é que a integração seja realizada por desenvolvedores, programadores ou técnicos que tenham alguma experiência na área de integrações e API.

Quer saber mais sobre como a nossa API de pagamentos pode ser útil para a sua empresa? Entenda como o Asaas pode te ajudar.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas