A dificuldade de empreender no Brasil

econ-4Estamos em um momento histórico do Brasil, na última semana tivemos os primeiros políticos indiciados como réus na operação Lava Jato. Ao mesmo tempo, o país tem que lidar com uma crise de confiança, uma crise econômica e uma crise na maior estatal do Brasil, a Petrobras. Ainda que seu balanço esteja acima do esperado, sofre com forte queda esta semana.

Em tempos de instabilidade econômica envolvendo alta nas taxas de juros, inflação acima do teto da meta e aperto fiscal, podemos parar para perguntar: será que é possível ficar ainda mais difícil empreender no Brasil?

Como se já não bastassem os altos tributos pagos por todos os empregadores, os encargos trabalhistas que geram um custo de aproximadamente 80% sobre a folha e a alta concorrência do mercado, hoje enfrentamos mais um inimigo: a instabilidade política.

A falta de confiança no mercado é o que mais prejudica o empreendedor brasileiro no momento. Entretanto o momento de incerteza é bom para arrumar a casa, reorganizar o processo produtivo, melhorar os produtos e repensar o atendimento. Como diz o provérbio chinês “O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas”. Então, como bons brasileiros que não desistem nunca, vamos todos ajustar as nossas velas.

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.