8 dicas para ser um ótimo designer de sites

8 dicas para ser um ótimo designer de sites

A constante preocupação com as competências e inovações técnicas acaba levando muitos designers de sites a deixarem de lado outros atributos que contribuem para alavancar suas carreiras e gerar maior visibilidade a seu trabalho. Mas um profissional realmente completo precisa se munir tanto de competências técnicas como de práticas comportamentais e até de gestão, devendo se manter atento às exigências do mercado para se tornar cada vez mais competitivo e solicitado. E foi pensando nisso que resolvemos trazer, neste post, algumas valiosas dicas para que você consiga aliar conhecimento técnico a outras diversas habilidades, tornando-se, assim, um designer de sites super requisitado! Então confira já:

Comece pelo planejamento

Todo profissional deve, sim, ter conhecimentos sobre planejamento estratégico e tático, visando dar maior confiabilidade à sua atividade profissional e também facilitar a gestão do negócio. No caso do mercado de web design, é preciso se atentar principalmente ao planejamento feito em conjunto com os clientes, sempre com o objetivo de desenvolver sites que superem as expectativas e façam com que seus serviços sejam recomendados a outros contratantes em potencial.

Crie um bom portfólio

O portfólio é uma ferramenta de trabalho indispensável para o designer de sites, pois é por meio dele que o profissional mostra seu verdadeiro potencial. Afinal de contas, nem um currículo muito bem elaborado é tão eficiente quanto o poder das imagens do trabalho na prática, não concorda? Assim se oferece a possibilidade de acessar, em tempo real, o fruto de seus esforços. Portanto, mantenha um portfólio on-line sempre atualizado e tenha uma versão impressa desse material para entregar a seus novos clientes, como forma de deixar seus contatos e despertar sua curiosidade.

Construa autoridade com um blog

Demonstrar que você tem conhecimentos relevantes sobre web design e que é um profissional confiável depende do quanto de credibilidade você consegue despertar nas pessoas, certo? Pois uma boa forma de alcançar essas metas é mantendo um blog com conteúdo direcionado para seu público. Certifique-se de que suas postagens trarão soluções, dicas e materiais exclusivos sobre seu foco de atuação e vá construindo, aos poucos, sua autoridade no segmento.

Faça seu marketing pessoal

Boa parte das pessoas faz careta ao ouvir essa frase, mas fazer marketing pessoal é indispensável para captar mais clientes. Obviamente não precisa exagerar, ok? Mas mantenha suas redes sociais atualizadas, participe de fóruns e debates, use seu blog e portfólio como formas de divulgação e converse com as pessoas, esclarecendo possíveis pontos de dúvida sobre o ramo.

Mantenha-se sempre atualizado

Como as práticas, tendências e ferramentas usadas no ramo mudam constantemente, trate de ter como objetivo profissional vitalício manter-se atualizado. Assim, acompanhe sites, blogs e revistas do setor e procure conversar com outros profissionais da área. Mantendo-se atualizado você tem mais chances de enfrentar os concorrentes e despertar o interesse dos clientes qualificados.

Amplie seus horizontes

Como é uma atividade ampla, o web design agrega conhecimentos de artes plásticas, fotografia, marketing e publicidade, know-how que pode se tornar um enorme diferencial na prática da sua profissão. Afinal de contas, ser um profissional com formação multidisciplinar só tem a contribuir para sua carreira!

Saiba trabalhar em equipe

Nada de escolher ser web designer porque quer trabalhar sozinho, ok? Uma hora ou outra você certamente precisará de parceiros — a não ser que nunca queira desenvolver projetos maiores. Por isso, mantenha-se conectado a outros profissionais que possam agregar valor à sua atividade. Que tal desenvolver uma parceria com profissionais de marketing digital, por exemplo?

Invista no relacionamento com o cliente

Clientes satisfeitos são aqueles que se sentem bem em se relacionar com você, não apenas aqueles que recebem um produto de qualidade. Sendo assim, mantenha um relacionamento saudável com seu público. Envie e-mails, coloque-se à disposição para tirar dúvidas ou, ainda, para implementar uma nova solução que acabou de sair no mercado, por exemplo, deixando o atendimento cada vez mais personalizado.

Agora que você já tem muito em que trabalhar, comente aqui e nos conte qual das nossas dicas chamou mais sua atenção! Gostaria de complementar nossa listinha com outros fatores que fazem de você um designer de sites de sucesso? Compartilhe suas impressões e sugestões conosco! Participe!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.