8 dicas imperdíveis para ser um freelancer de sucesso

 

Quem não quer viver o sonho de não precisar bater ponto e não ter um chefe pegando no pé o dia todo, não é mesmo?

Falando dessa forma, até parece que ser freelancer é moleza. Mas saiba que para se dar bem como autônomo é necessário muita disciplina, conhecimento, determinação e planejamento.

Não se preocupe, pois foi pensando em todas essas características que preparamos essas dicas valiosas para ser um freelancer de sucesso. Confira!

1- Elabore um bom planejamento

O fato de você ser seu próprio chefe, não te dá o direito de negligenciar sua rotina de trabalho. Sendo assim, um planejamento bem executado é essencial para ser freelancer. É com ele que você irá descrever sua jornada de trabalho, o valor da sua hora ou sua tabela de preços, qual seu orçamento para fornecedores e todos os seus hábitos profissionais. Além disso, um plano de trabalho bem desenvolvido vai te auxiliar a lidar com os lucros e despesas do negócio.

2- Invista em uma identidade visual

Não pense que design é apenas para as grandes empresas, ele serve para todos, inclusive freelancers. Por isso, é muito importante que você considere ter uma identidade visual bem definida, para que seu público crie uma conexão com o você e seus serviços. Além disso, uma marca bem projetada passa muito mais credibilidade.

3- Preste atenção no portfolio

O catálogo de serviços e produtos é uma das peças principais para o sucesso da empresa, assim como para o freelancer. Afinal, é ele que ajuda a prospectar consumidores. E se tratando de prospecção, a primeira impressão é a que fica, por isso, selecione seus melhores trabalhos e capriche na apresentação, assim, não perderá nenhuma chance de captar o cliente.

4- Estude e leia bastante

Hoje em dia, as informações circulam rapidamente e os conceitos mudam constantemente. Assim sendo, é essencial que você não pare de estudar e buscar referências para aprimorar seu trabalho e ficar cada vez mais antenado às tendências. Dessa forma, você poderá sair dos padrões e inovar, se tornando um diferencial no mercado.

5- Seja seletivo e aprenda a dizer não

Não tente abraçar o mundo e aceitar qualquer tipo de trabalho e em qualquer instante, principalmente se você já estiver com a agenda cheia. A partir do momento que você se sobrecarrega de demandas, a qualidade do seu serviço tende a cair, por isso, dizer não é muito importante.

6- Conheça as técnicas de atendimento

Quando trabalhamos como freelancers, lidamos com todos os tipos de público. Assim, é fundamental aprimorar nossa comunicação e utilizar boas práticas de atendimento. Uma conversa bem desenvolvida com o cliente ao telefone ou um e-mail bem escrito fazem toda a diferença na prestação do serviço.

7- Tenha um espaço de trabalho

Apesar de não precisarmos bater ponto na empresa, é extremamente importante que você tenha um espaço para trabalhar definido, seja separando um cantinho na sua casa ou alugando um hub de trabalho. De uma maneira ou de outra, com certeza, te ajudará a entrar no clima profissional, beneficiando sua rotina e aumentando sua produtividade.

8- Organize seus pagamentos e cobranças

Muitas vezes, temos uma carteira de clientes, assim como de fornecedores, tão grande que nos perdemos em meio a tantas pessoas. Dessa forma, é fundamental que você utilize certos recursos para organizar as cobranças e pagamentos, como uma plataforma especializada nesse tipo de serviço. Afinal, imagina que situação chata você cobrar um cliente que já efetuou o pagamento dias atrás?

E aí, pronto para mostrar para o mercado e, principalmente, para seus concorrentes, como ser um freelancer de sucesso? Deixe seu comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.