8 dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

 

Marketing de conteúdo para pequenas empresas é um dos principais fatores que faz você se destacar dentro do ambiente virtual. Quando se tem uma pequena companhia, o conteúdo pode chamar atenção e adicionar uma vantagem competitiva ao seu negócio!

Separamos a seguir algumas dicas dessa estratégia de marketing de entrada. Acompanhe no post de hoje!

1. Avalie o sucesso do conteúdo com dados

Um dos equívocos mais comuns sobre o marketing de conteúdo é achar que simplesmente por meio da publicação de posts a sua empresa vai magicamente decolar e você será sitiado por exércitos de ansiosos clientes potenciais clamando por tudo o que você vende. Infelizmente, isso raramente é o caso. É preciso medir os resultados dos seus esforços.

Dimensione os resultados, usando métricas, a fim de verificar quantos visitantes leram o post, qual gostaram mais e assim por diante. Desse modo, pode-se observar o retorno sobre investimento e outros dados importantes para decidir apropriadamente os próximos passos.

2. Use palavras-chave específicas para seu conteúdo

Em um mundo ideal, não teríamos que nos preocupar com SEO. Publicaríamos posts perspicazes e estimulantes sobre nossos tópicos escolhidos e encontraríamos públicos on-line que aprenderiam com nossa experiência e comprariam o que vendêssemos.

Ao planejar e criar conteúdo, você precisa pensar sobre como usar o SEO para ganhar mais tráfego, mas também como o referido conteúdo pode melhorar sua posição em rankings de busca.

3. Argumente com pesquisas

O uso de dados no seu conteúdo deve ser tão natural e comum quanto a verificação ortográfica. Se você fizer uma defesa de argumento, inclua estatísticas e fatos para apoiá-la. Da mesma forma, se você citar dados para fazer uma observação, não se esqueça de citá-los adequadamente e, se possível, incluir um link para a fonte original.

4. Garanta que seu conteúdo reflita a voz da sua marca

O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de desenvolver e refinar a “voz” da sua marca.

Para cada postagem, faça perguntas sobre como o conteúdo avança, a fim de verificar como a sua marca se posiciona. A escrita reflete os valores da sua empresa? O que diz o tom usado nos seus conteúdos? Sua voz de marca é sincera ou forçada, artificial?

Essas são algumas perguntas que podem ajudá-lo a assumir o controle da voz da sua marca e refinar suas mensagens por meio do conteúdo. Ao responder essas perguntas, você também fornecerá à sua audiência uma experiência mais coesa como uma marca.

5. Defina o público-alvo

Defina seu público-alvo antes de começar a produzir conteúdo. Pense em pessoas, em vez de somente em clientes. O objetivo é produzir conteúdo atraente, mas também alinhado à sua marca. Dê uma olhada nos seus melhores clientes e seus visitantes mais envolvidos, tentando descobrir que tipo de conteúdo atrai essas pessoas. Qual deles transformará um visitante em um cliente?

Nesse contexto, observe também o comportamento do público-alvo nas redes sociais, por exemplo.

6. Seja original

Essa é a única maneira de se destacar. Há muito do mesmo conteúdo lá fora, então aproximar-se com suas próprias ideias é a melhor maneira de se diferenciar da concorrência. Para tal, você deve usar sua própria voz e opiniões e não “copiar e colar”.

7. Crie conteúdo legível

Mesmo que tenham sido atraídos para o seu post pelo título e assunto, os leitores ainda podem ser dissuadidos se um artigo for mal formatado.

Você precisa dividir blocos de texto com títulos e intertítulos, usar parágrafos curtos, destacar pontos-chave e estatísticas, como já apontado, e usar imagens e gráficos, tanto para ilustrar os argumentos quanto para deixar a leitura agradável.

8. Organize um plano editorial

Estruturar o conteúdo também é um aspecto essencial de qualquer estratégia. Nesse caso, desenvolver um calendário editorial é fundamental, para que o seu material seja sempre bem desenvolvido e sirva para engajamento e conversão de clientes.

Por isso, definir datas de publicação — e respeitá-las — tópicos a serem abordados e conteúdos de topo, meio e fundo de funil pode ser a melhor opção para um blog lucrativo.

O que você achou das nossas dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas?  Deixe um comentário!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.