8 decisões estratégicas de um empreendedor que quer crescer

empreendedor

Quem quer realmente fazer a diferença e não apenas sobreviver no mercado precisa encarar o desafio de fazer sua empresa crescer com qualidade. Um negócio com perspectiva de evolução e estratégias inteligentes tem muito mais chances de atrair, reter talentos e conquistar espaço do que um que não inove e não dinamize a economia.

Portanto, se você quer ser um bom empreendedor, é necessário conhecer bem algumas táticas e lições de controle, estratégia e planejamento que podem dar um “boom” na sua empresa. Reunimos algumas técnicas que, se aplicadas corretamente, podem colocar o seu negócio no topo. Confira!

Tenha um plano de negócios

Concluir uma ação com qualidade requer planejamento. Não basta tocar um negócio sem saber aonde é preciso chegar. Portanto, invista em planos de negócios e mantenha-os sempre atualizados. Veja o que funcionou e quais adaptações precisam ser feitas para estar sempre melhorando. Pesquise a concorrência e também trace um plano de ações para ajudar na organização do trabalho em equipe. Refaça sempre a sua análise SWOT — conhecida no Brasil como FOFA — o nome da estratégia é um acrônimo das palavras “força”, “fraqueza”, “oportunidade” e “ameaça”. O objetivo dela é auxiliar a gestão das empresas realizando uma análise de cenário.

Estabeleça metas de crescimento

É mais fácil atingir uma meta quando se sabe exatamente que meta é essa e o que ela representa. Portanto, estabeleça esses objetivos e compartilhe-os com os seus funcionários. Lembre-se: é preciso ser realista, pois de nada adianta traçar metas exageradas demais ou impossíveis. Pelo contrário, essa atitude pode gerar desconfiança e desmotivação na empresa. Trabalhe suas metas com atenção e esteja sempre disposto a falar sobre elas com sua equipe, buscando o melhor de cada um, contando assim com o comprometimento de todos.

Invista na sua equipe

Empresa bem treinada e bem resolvida cresce e faz com que a sua equipe cresça junto. Se você quer ter sucesso, invista em treinamento, novos talentos, reformule estratégias, reúna e motive os funcionários. Ofereça cursos, palestras e mostre para a sua equipe que você está investindo nela. Dessa forma os seus funcionários estarão cada vez mais motivados, capacitados e dispostos a fazer o melhor trabalho possível. Para contratações mais técnicas, utilize empresas especializadas em recrutamento e seleção. Defina o perfil desejado, e essas empresas procurarão nomes em suas redes e organizarão entrevistas e testes com pessoas que tenham perfil correspondente ao que a sua empresa procura.

Analise fundos de investimento e busque investidores

Esteja sempre disposto a crescer e, para isso, tenha em mente o que pretende fazer no futuro ou como usaria um aporte de capital. Quando tiver planos bem resolvidos, pesquise os fundos de investimento existentes e escolha o mais adequado à sua empresa. Convide um investidor que, além de aportar capital, tenha a capacidade de ajudar na gestão do negócio. Parcerias podem ser a chave do sucesso na ascensão das empresas.

Invista em marketing

Divulgue sua empresa e seus produtos. Escolha os veículos mais apropriados e faça com que seus futuros clientes te conheçam. Internet, revistas, feiras, e qualquer outro tipo de mídia são válidos. Basta que você avalie os que melhor atendem às suas necessidades.

Hoje a internet é a principal mídia para as pequenas empresas que querem aparecer e ser notadas.Por isso, tenha sempre o site, o blog e as mídias sociais da empresa atualizados. Invista em publicidade, mesmo que de forma simples como, por exemplo, um vídeo sobre seu negócio postado na rede. O marketing bem-feito é um passo importante e essencial para a expansão do seu negócio.

Inove sempre

Ofereça cada vez mais valor aos clientes e, claro, a seus funcionários. Lembre-se de que toda boa empresa está sempre em crescimento e que sempre é possível melhorar. Acompanhe o mercado e busque novas alternativas para levantar seu negócio. Vale inovar em produtos, serviços, publicidade, entre outros.

Conheça seu cliente

Quando o empresário conhece exatamente o que a clientela espera do seu produto ou serviço fica bem mais fácil ter um alto nível de satisfação. Realize uma pesquisa — que pode ser feita, inclusive, a partir de uma enquete em redes sociais — com os consumidores para saber como eles enxergam sua marca e o que esperam dos produtos oferecidos. Quando estiver ciente do seu público, não perca tempo! Invista nas melhores ações para se tornar referência e crescer cada vez mais.

Vá além do networking

Participar de eventos, trocar cartões e fazer contatos são atitudes mínimas que um empreendedor deve ter. O segredo é levar o negócio para todos os lugares, até onde parece não fazer sentido. As oportunidades de parceria podem surgir a qualquer momento e são ótima forma de aumentar as vendas da sua empresa.

O empreendedor de sucesso é um ser social, contribui para o desenvolvimento da sociedade ao introduzir inovação e ao tornar os mercados mais eficientes. Portanto, esteja preparado para fazer a diferença no mercado! Gostou dessas dicas? Já aplica alguma dessas estratégias no seu empreendimento? Deixe seu comentário e contribua para a discussão!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.