7 práticas que todo empreendedor deve adotar

At workplace

Tornar-se um empreendedor de sucesso requer mais do que experiência e capital para investimento. Existem algumas práticas essenciais — porém nem sempre compartilhadas por todos os empresários — que devem ser adotadas para garantir o bom andamento dos negócios. Ficou curioso para conhecer esses segredos para o sucesso? Então confira agora mesmo nosso artigo:

Cuidado com investimentos financeiros

Ao investir o dinheiro da empresa em ativos financeiros e outros tipos de aplicações, verifique todas as condições e, principalmente, os riscos desse investimento. Procure não comprometer muito do orçamento da organização, nem arriscar esse dinheiro em busca de lucro rápido. Se há reservas a serem investidas, prefira aplicações de perfil mais seguro, como fundos de investimento mais conservadores e CDBs com taxas de retorno previamente fixadas, por exemplo.

Não esbanje em períodos de alta

Por mais que sua empresa esteja indo bem nas vendas, procure não esbanjar o aumento dos lucros. Empreendedores que se empolgam facilmente com períodos de bonança acabam fechando os olhos para potenciais riscos no negócio, bem como deixam de cuidar para que a empresa mantenha um crescimento constante.

Aprenda com os erros do passado

As falhas do passado são as melhores oportunidades de aprendizado que um empreendedor pode ter. Investiu mal? Contratou pessoas que o decepcionaram? Tome nota desses contratempos e procure não repetir o erro no futuro. Não há nada mais educador do que a experiência no mundo dos negócios. E isso envolve, inevitavelmente, percalços.

Elabore um minucioso plano de negócios

Empreendedores devem elaborar um minucioso plano de negócios para suas empresas, que deve conter não apenas aspectos financeiros — orçamento, provisão de valores, fundos de reserva e assim por diante —, mas também comerciais — metas de venda e expansão da cartela de produtos e serviços, por exemplo — e tributários — organização fiscal, aumento da eficiência contábil, dentre outros. Mas de nada adianta ter um plano de negócios minuciosamente elaborado se ele não é cumprido, certo? Então trate de seguir suas diretrizes!

Tenha um mentor

Tem algum amigo que deslanchou no mundo dos negócios? Conhece alguém que sirva de inspiração para suas próprias ações empreendedoras? Que tal se essa pessoa se tornar seu mentor? Busque conselhos, compartilhe experiências, peça recomendações e firme parcerias com um profissional capaz de guiá-lo pelo mundo dos negócios. Isso vai trazer muito mais segurança nas tomadas de decisão e uma carga de ânimo incrível para a inovação.

Faça os empréstimos trabalharem a seu favor

Empréstimos precisam ser tomados para alavancar seus negócios, não para afundar sua empresa em dívidas. Assim, eles devem trabalhar a seu favor, representando efetivo aumento de rendimentos no futuro próximo. Por essa razão, escolha bem as modalidades de empréstimo, as formas de pagamento e, o mais importante, certifique-se de que haverá retornos concretos para a empresa. Caso contrário, avalie outras possibilidades.

Planeje o dia por meio de listas

Antes de começar o dia, trace metas de atividades e projetos que deverão ser concluídos até o final do expediente. Seja extremamente objetivo e realista ao traçar essas metas, procurando, ao mesmo tempo, sistematizar ao máximo seus compromissos. Desafie-se por meio dessas listas, aumentando cada vez mais sua produtividade e sua capacidade de concluir tarefas em um mesmo dia. Você se surpreenderá com os resultados dessa estratégia!

Agora comente aqui e nos conte o que achou dessas práticas! Que tal incorporar algumas delas em seu cotidiano empresarial? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o tema? Compartilhe-as conosco e participe da conversa!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.