7 lições que todo empreendedor deve aprender com fracassos

Colher os resultados mais que merecidos por seus esforços e investimentos é a maior expectativa de um empreendedor, certo? Afinal de contas, depois de uma série de planejamentos e análises de riscos, o que se almeja é nada mais nada menos que o sucesso! Porém, é possível que os planos não funcionem como o desejado, os cálculos não sejam suficientes e o fracasso infelizmente chegue. Com a situação já em curso, o recomendável é procurar extrair dali algum aprendizado, possivelmente a chave para descobrir o que faltou para alcançar seu objetivo. Pois neste artigo separamos 7 lições que fortalecerão a trajetória de qualquer empreendedor que teve que lidar com um fracasso. Então vamos a elas?

É essencial ser perseverante

O fracasso é uma espécie de filtro no jogo do empreendedorismo. Por isso, só se mantém em pé quem não desiste. Até personalidades famosas caíram antes de conquistar o sucesso de hoje: Michael Jordan foi cortado do time de basquete quando era garoto, Steve Jobs foi demitido da própria empresa e Stephen King teve seu primeiro livro rejeitado por 30 editoras! Procure saber mais sobre casos como esses, porque lições para empreendedor não faltam entre essas histórias.

Faz parte do processo errar

Reconheça o fato de que você não é perfeito e que, mais cedo ou mais tarde, um erro pode acontecer. Acredite: após uma falha, o empreendedor cria um tipo de casca, ficando mais resistente às ameaças empresariais no futuro. O segredo é não ter medo de cair, desde que você se levante com muito mais garra depois!

É vital conhecer os setores do negócio

Você não pode ser um empreendedor unicamente técnico no que faz. É necessário pelo menos um mínimo de conhecimento nas áreas que compõem sua empresa para evitar grandes riscos no fluxo de operações.

É preciso recrutar com cuidado e eficiência

Atenção ao momento de montar um time de colaboradores. Você precisa checar bem o perfil de quem está contratando e para que área dentro da empresa essa pessoa é adequada. A princípio não adianta, por exemplo, alocar o João, que é mais agressivo e impulsivo, nas finanças, enquanto emprega a Laura, conservadora e precavida, nas vendas.

Faz bem ouvir as outras pessoas

Já imaginou que, às vezes, o caminho que faltava para atingir o sucesso está exatamente na experiência passada por outra pessoa, seja ela mais velha ou mais jovem, com mais ou menos tempo de carreira? Por isso, nunca ignore os conselhos dos demais. Lembre-se de que as mais valiosas lições para empreendedor podem estar escondidas nas conversas mais casuais!

É importante se dedicar a algo que ama

Se as atividades que envolvem seu empreendimento são prazerosas e você fica empolgado ao trabalhar com elas, parabéns! Esse é um ótimo sinal de que você está no caminho certo. Porém, se você se dedica a uma atividade só pelo dinheiro ou para satisfazer a escolha de outra pessoa, por exemplo, o fracasso é iminente.

É recomendável levar o medo em conta

A capacidade para encarar riscos é uma forte característica dos empreendedores bem-sucedidos. Como o ser humano age mais em função do medo do que da ganância, é necessário saber distinguir prepotência de coragem: a primeira vai deixá-lo cego perante o caminho a seguir, enquanto a segunda fará com que você reconheça o medo e se prepare para enfrentá-lo.

Se você possui um empreendimento e já encarou o fracasso, compartilhe suas experiências conosco aqui nos comentários! Suas lições para empreendedor serão de grande valor para os colegas de profissão! E aproveite para continuar a aprender lendo a respeito de como ser um empreendedor otimista!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.