empreendedores solitários 7 dicas primordiais.

Largar o chefe e virar dono do seu próprio negócio. Quem nunca sonhou com essa possibilidade? Muitos! Mas ser um empreendedor é tarefa das mais árduas e exige muita dedicação e organização. Se você pensa que é uma oportunidade de ter menos cobrança, está enganado. Em vez de partir dos outros, a exigência deve vir de você mesmo.

Está começando agora a empreender? Confira as dicas a seguir e, mesmo estando só na administração dos negócios, seja um empresário organizado e bem-sucedido.

Organize as tarefas e o que for referente à empresa

Organização vale para tudo, desde a criação de um espaço fixo de trabalho, definição da sua carga horária ao armazenamento dos documentos da empresa. Tudo é por sua conta e se algo der errado, não há quem culpar a não ser você mesmo. Por isso, crie um time sheet com suas principais ações diárias e faça listas com as suas tarefas antes de começar a trabalhar. Dessa forma é possível verificar como está gastando seu tempo e se está sendo eficiente.

Cuide das finanças

O dinheiro da empresa não é o seu dinheiro, não confunda. Defina seu pró-labore, crie contas separadas e não caia na bobagem de emprestar quantias de uma para outra. Férias em família não podem ser pagas pela empresa, da mesma forma que contas de fornecedores não devem ser efetuadas pela família. A quantia fixa de dinheiro que você retira é para seu sustento, enquanto o que sobra é para ser investido no crescimento da empresa.

Esteja sempre motivado

Estar sozinho pode ser uma desvantagem. Não haverá ninguém te motivando e por isso esta tarefa também cabe a você. Leia livros interessantes, veja entrevistas com empreendedores de sucesso e siga os passos de quem se destacou no mercado. Foque no seu objetivo e faça com que a sua ideia de sucesso te guie diariamente para continuar na jornada.

Busque conhecimento

A troca de ideias no ambiente de trabalho não existe quando se é um empreendedor solitário. Por isso, invista em cursos e palestras, pois são ótimas oportunidades de conhecer gente nova, trocar ideias sobre negócios, obter conhecimento e ainda firmar novas parcerias. Essas são grandes chances para fazer networking.

Além disso, informe-se sobre negócios, sua área de atuação, tecnologias que podem te ajudar. Afinal, conhecimento nunca é demais! Quem sabe essa não é a hora de fazer o curso ou a pós-graduação que sempre te interessou?

Saia do escritório

Além de deixar o escritório para obter novos conhecimentos, sair é essencial para conhecer possíveis clientes e parceiros para fazer negócios.

Visite empresas, fornecedores, marque cafés e almoços. Negociar cara a cara é muito mais eficiente, pode ter certeza! Nesses encontros mantenha o olhar firme e passe toda a competência da sua empresa. Confiança é o que fará o seu cliente fechar negócio com você, ao invés do seu concorrente.

Cuide de sua saúde

Se você ficar doente, não haverá ninguém para te substituir nos negócios, por isso, em vez de ficar horas por dia na frente do computador, estabeleça rotinas saudáveis e cuide diariamente da sua saúde. Pratique exercícios físicos, alimente-se de forma saudável e visite periodicamente o seu médico. Desta forma, você não permite que o estresse acabe com sua energia e evita ausências na empresa.

Ser o próprio chefe é mais difícil do que ouvir ordens e obedecer. Agora, você está no gerenciamento de tudo! Carrega a responsabilidade do planejamento, execução e bons resultados. Mas não desanime! Ideias inovadoras, se colocadas em prática com dedicação, sempre têm espaço no mercado.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.