6 mitos que podem prejudicar a sua startup

 

Não é difícil encontrar por aí histórias de empreendedores que alcançaram sucesso com seus negócios. O problema é que esses exemplos acabaram criando vários mitos que ocultam o que há por trás das startups bem-sucedidas.

Conheça 6 desses mitos que podem prejudicar a startup e descubra a verdade por trás das histórias de sucesso do mundo do empreendedorismo.

1. O sucesso é facilmente alcançado

A palavra startup costuma ser atrelada ao sucesso imediato. Talvez tenha a ver com o modelo de negócio, muitas vezes inovador. Mas não se engane.

Você precisa pensar no mito que define o sucesso. Ele não se trata apenas de curtidas no Facebook ou de visibilidade na mídia. O objetivo de toda empresa é gerar lucro, e, para isso, há muito trabalho.

2. É fácil conseguir investimentos para a startup

Encontrar investidores propícios a investirem em startups requer uma boa pesquisa. Como o conceito de startups começa a se desenvolver no Brasil, é comum que os grandes investidores ainda prefiram injetar recursos em empreendimentos tradicionais.

A tarefa de conseguir investimentos não é fácil, mas também não é impossível. Você precisa estar muito bem preparado para mostrar ao seu possível investidor que a sua startup é um negócio rentável e merece credibilidade.

3. Copiar startups internacionais é uma boa ideia

Assim como criar do zero um modelo de startup não garante lucratividade, copiar receitas de modelos de negócios internacionais que fazem sucesso também é um mito a ser combatido.

Antes de tudo, é preciso muita pesquisa para entender qual é a sua realidade de mercado. Você precisa conhecer o cenários que você almeja atuar, bem como quais são os clientes em potencial e o poder de compra deles.

Com essas informações e comparando o exemplo que você encontrou lá fora, existe a possibilidade de adaptar esse modelo de negócio caso você perceba que o empreendimento tem chances de dar certo aqui também.

4. Os finais de semana estão garantidos

Muitos empreendedores, ao abrir o próprio negócio, querem também a certeza de que os dias de descanso estarão garantidos — ou seja: nada de hora extra ou trabalho aos finais de semana.

Se você abriu a sua startup com essa ideia de que basta trabalhar muito de segunda a sexta-feira e praticamente “abandonar” o negócio — ou deixá-lo nas mãos de outras pessoas — para poder descansar no sábado e no domingo, é melhor nem empreender.

Esse é um mito destruído já fase inicial do negócio. É certo que precisamos de equilíbrio na nossa vida, mas enquanto a startup não gerar lucros e realmente se tornar escalável, é preciso dedicação total aos negócios.

5. O título de CEO é sinônimo de credibilidade

Da sigla em inglês “Chief Executive Officer”, que quer dizer Executivo-chefe ou Diretor Executivo, o CEO é a pessoa que tem mais autoridade dentro da hierarquia operacional. No mercado de trabalho tradicional, um executivo pode levar vários anos para se tornar CEO da empresa.

Não tem problema colocar esse cargo no cartão de visitas, desde que se saiba exatamente o que isso implica. Muitos jovens empreendedores decidem se tornar CEOs mesmo sem terem suas startups devidamente formatadas, na ilusão de conseguirem conquistar respeito e credibilidade no mercado — mas muitas vezes, sem mostrar os devidos resultados.

6. O produto ou serviço só precisa oferecer inovação

Esse último mito é talvez o mais difundido. Nem sempre uma startup precisa ser inovadora no sentido de oferecer produtos ou serviços inéditos, nunca antes vistos e formatados em itens mirabolantes.

Às vezes o empreendedor fica tão focado nessa ideia que acaba se esquecendo do conceito simples de todo negócio: resolver o problema do seu potencial público consumidor. A inovação, nesse caso, entra aí: a sua startup precisa oferecer essa resolução de uma maneira simples e fácil — pois é isso o que os consumidores realmente querem.

Viu como esses 6 mitos podem prejudicar a startup? Se por acaso você acreditava em alguns, livre-se agora e garanta o sucesso do seu negócio!

Compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos empreendedores a também terem sucesso nas suas startups!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.