6 coisas mais necessárias à sua empresa que um empréstimo

empréstimo

Sua empresa precisa crescer mas não tem capital para investir? Que tal rever alguns processos internos e pontos de vista para melhorar seu desempenho sem precisar fazer um empréstimo? Gostou da ideia? Então confira nossas dicas nas próximas linhas!

Fortaleça o seu time

Produtividade é algo que tem altos e baixos em uma equipe, porque depende muito do clima organizacional e da comunicação praticada pela empresa. Estando com a produtividade em baixa, você pode até pensar em aumentar a equipe, o que demandará um investimento em capital humano, mas saiba que isso nem sempre é necessário. Faça uma pesquisa de clima com o seu time e verifique o que está prejudicando essa produtividade.

Invista em ações que deixem as pessoas mais tranquilas e abertas a novos desafios — como dar uma sexta-feira de folga a cada 15 dias, deixar que as pessoas saiam mais cedo quando as atividades estiverem em ordem, propiciar férias coletivas se a produção estiver parada, etc. Existem mil maneiras de estimular sua equipe sem onerar ainda mais as despesas da empresa, basta colocar a cabeça para funcionar e perguntar o que a sua equipe considera melhor, é claro.

Aconselhe-se

Orgulho exacerbado não cabe na cabeça nem na vida de um empreendedor. Se você está se sentindo sem saída, não sabe nem por onde começar a rever o seu planejamento, peça ajuda. Vá até o SEBRAE da sua cidade, converse com alguém com mais experiência e reflita sobre o que pode ser melhorado na sua empresa. Nem tudo é dinheiro, basta você abrir a mente para coisas novas. Quem sabe não está na hora de contratar uma consultoria?

Invista em comunicação assertiva

Como mencionamos anteriormente, a produtividade da sua equipe está diretamente ligada ao tipo de comunicação que você mantém no seu negócio. Se você costuma guardar tudo para si, sem compartilhar com as pessoas que fazem da sua empresa o que ela é, reveja seus conceitos. As pessoas trabalham com você, não para você. E qual é a diferença? Elas têm objetivos pessoais e profissionais ao trabalhar com você, e, caso esses objetivos não possam ser alcançados, o desempenho cai e a concorrência leva seus melhores profissionais. Sendo assim, abra as portas da sua comunicação e envolva as pessoas no seu negócio, torne-as aliadas. Além de conquistar uma maior produtividade, você vai ter muito mais cabeças pensando em soluções do que apenas a sua. Não seria ótimo poder dormir com mais tranquilidade?

Foque no cliente

Investir em diversos nichos, atirando para todos os lados, pode não ser uma boa tática para você. Foque em uma atividade apenas e se torne o melhor nela. Só depois de consolidada a sua expertise em determinado segmento parta para outro. Assim você consegue concentrar os esforços sem desperdiçar energia do seu time.

Tenha aliados

Sejam fornecedores ou parceiros, é fundamental que você reúna o maior número de aliados possível para manter seu empreendimento funcionando. Negociar prazos, valores, ter a certeza de comprar insumos de qualidade, tudo isso afeta o desempenho da sua empresa. Portanto, não se isole entre as quatro paredes do seu escritório.

Explore a internet

Mais do que um meio de entretenimento, a internet vem demonstrando ser o melhor caminho para pequenos empreendedores construírem suas carreiras. Com recursos a custos muito menores do que a mídia convencional, a internet proporciona visibilidade e abrangência únicas, basta saber como utilizá-la a seu favor.

Empréstimos nem sempre são a melhor saída para colocar a sua empresa para trabalhar a todo vapor. Como demonstramos, existem pequenas atitudes que mudam a postura das pessoas com relação à sua empresa, transformando o ambiente de trabalho e o posicionamento da sua marca perante o mercado. Antes de ir em busca de um empréstimo, verifique esses e outros itens que possam ser melhorados, mensurando as ações e os resultados obtidos. Depois é só nos contar qual foi o desfecho da sua história.

E então, ainda com dúvidas? Vamos discuti-las aqui nos comentários! Participe!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.