5 investimentos que todo pequeno empreendedor deve fazer

Pensive Businessman

Pequenos empreendedores normalmente não dispõem de muito dinheiro para investimentos em suas empresas — o negócio possivelmente ainda não tem muito capital de giro e os riscos são consideráveis. Ainda assim, é preciso que algumas aplicações básicas sejam feitas, até para que a empresa tenha mais chances de expansão e maior geração de rendimentos. Quer saber quais são esses investimentos elementares e as melhores formas de executá-los? Então não perca mais tempo, confira nosso post:

Boa internet disponível

Hoje em dia, a maioria das transações comerciais passam, em algum momento, pela rede. Qualquer empreendedor, por menor que seja seu negócio, precisa, pelo menos, de um e-mail próprio para facilitar a comunicação com os clientes, fornecedores e demais parceiros comerciais. Além disso, existem muitas ferramentas on-line de auxílio à gestão, como sites de pesquisa cadastral, programas de gestão contábil e guias de fornecedores e distribuidores, por exemplo.

É muito importante, portanto, que sua empresa conte com um bom acesso à internet. É recomendável o investimento em computadores eficientes e em um bom pacote de prestação de serviço de internet de alta velocidade. Uma dica é a contratação de planos empresariais de comunicação, que normalmente incluem acesso à internet e linha telefônica empresarial.

Linha telefônica exclusiva

Ter um número de telefone próprio e exclusivo para a empresa é importante para aumentar a credibilidade da sua marca, além de garantir menos interrupções à equipe com ligações pessoais. O telefone talvez seja a principal forma de acesso que fornecedores, clientes e outros parceiros comerciais terão para entrar em contato com você. Por essa razão, caso a demanda pelo uso da linha seja grande, reflita sobre a instalação de outros ramais ou, eventualmente, de uma segunda ou terceira linhas.

Cursos de gestão e atualização

Não é necessário que um empreendedor tenha formação na área de administração de empresas para ser bem-sucedido. No entanto, é importante que ele esteja familiarizado com os desafios e as oportunidades do mercado, mantendo-se sempre informado e atualizado. Cursos de gestão e de reciclagem para empresários, além de serem bastante acessíveis, podem ser muito úteis no desenvolvimento de seus negócios. Procure aqueles que mais se adequem a seu perfil, bem como às características de sua empresa, e bons estudos!

Site empresarial

A internet é uma importante ferramenta de divulgação dos seus negócios e é bem mais acessível do que você imagina! Plataformas como o WordPress, por exemplo, oferecem sistemas de fácil utilização para a criação e a manutenção de sites. Porém, se você não se sentir confortável ou capacitado para a realização dessa tarefa, lembre-se de que é sempre possível contratar profissionais devidamente gabaritados para sua execução. Não se esqueça que esse é um investimento que pode render muitos frutos para seus negócios!

Parceria competente

Nenhum empreendedor de sucesso consegue expandir adequadamente seus negócios sem a ajuda de um bom braço direito. O auxílio de profissionais competentes e confiáveis é muito importante, pois permite que você se concentre nas atividades de gestão. Invista, portanto, na contratação de uma pessoa qualificada para a função e vá, aos poucos, delegando as responsabilidades que lhe couberem.

E então, quais desses investimentos você considera de fundamental importância para o funcionamento adequado do negócio? Ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão para enriquecer nossa lista? Comente aqui e compartilhe-as conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.