5 formas de usar o e-mail marketing a favor do seu negócio

formas_de_usar_o_e-mail_marketing_a_favor_do_seu_negócio.jpg.jpeg

 

Mesmo que as campanhas de marketing digital se encaminhem para a atuação nas redes sociais, saiba que o envio de e-mails ainda é uma ferramenta poderosíssima para captar clientes e aumentar as vendas do seu negócio. Mas uma lista de e-mails ruim ou pequena não justificará o esforço de suas melhores ideias para campanhas de e-mail.

Como fazer e-mail marketing? Confira 5 dicas valiosas para aproveitar desse grande aliado!

1- Crie várias oportunidades para captar endereços de e-mail

Busque maneiras de enriquecer sua lista em qualidade e quantidade. Felizmente, existem várias maneiras de persuadir os clientes a fornecerem seus endereços de e-mail:

  • Exija dos visitantes do site da empresa ou loja que se registrem para cada ação, como por exemplo, se ele está salvando um carrinho de compras ou se deseja saber detalhes mais específicos de determinado produto;
  • Crie concursos ou dê brindes para os visitantes que preencherem um pequeno formulário;
  • Forneça downloads ou webinários gratuitos no site mediante cadastro;
  • Ofereça a inscrição em clubes de recompensa ou de descontos;
  • Tenha um fórum;
  • Permita comentários sobre os posts do blog do seu site e exija um e-mail de confirmação antes do comentário ser postado;
  • Incentive as pessoas a enviar e-mail comentários, perguntas ou sugestões;
  • Tenha um campo de inscrição para newsletter.

2- Trabalhe com e-mails segmentados

Complementando a ideia do tópico anterior, nada adianta possuir boas ferramentas ou uma enorme lista de e-mails captados se esses contatos não fizerem parte do seu público-alvo. Portanto, uma lição básica de como fazer e-mail marketing é falar essencialmente com as pessoas que provavelmente comprariam de você.

Dessa forma, as dicas oferecidas anteriormente servem tanto para você aumentar a quantidade de pessoas que passarão a conhecer a sua marca quanto para aumentar a possibilidade de fechar negócios. A falta da segmentação de clientes só aumenta as chances de suas mensagens irem direto para a caixa de spam.

3- Teste e avalie suas campanhas

Realize testes em várias etapas, como encaminhar os e-mails para um número restrito de pessoas conhecidas e formular algumas perguntas para saber se aquilo foi algo relevante ou não. Na fase de disparar os e-mails, altere a disposição dos textos, cores, chamadas para a ação, campo de assunto e outros elementos que podem modificar a experiência dos usuários. Assim, você saberá o que deu mais certo, ou seja, quais modelos obtiveram a melhor taxa de abertura e respostas.

4- Trabalhe a questão educativa dos usuários

São várias as pessoas que recebem um número gigantesco de e-mail marketing, o que faz com que elas deixem de se interessar por isso. Mas você pode atrair mais clientes em potencial para a sua marca utilizando os e-mails marketing para oferecer dicas relevantes, links interessantes, detalhes sobre parcerias em projetos sociais ou ativismo e informativos sobre a atuação da empresa no mercado. Em algum momento, as vendas precisarão esperar um pouco.

5- Encaminhe os seus e-mails em horários apropriados

A última dica de hoje sobre como fazer e-mail marketing é saber em qual horário realizar o disparo dos e-mails. Isso interfere diretamente na questão da taxa de abertura.

Portanto, o ideal é que você realize pesquisas a respeito dos hábitos do seu público-alvo, de forma que a possibilidade de que eles abram, leiam e se interessem pelos produtos seja maior. Normalmente, as maiores taxas de conversão e abertura estão nos e-mails encaminhados entre 20:00 e 00:00, mas isso pode variar consideravelmente de acordo com o nicho de negócios.

O que achou do nosso post de hoje? Confira nosso artigo “Aplicativos para empreendedores: 9 deles que você precisa ter”!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.