5 dicas para evitar multas e atrasos em contas

5 dicas para evitar multas e atrasos em contas

Um sinal claro de que você ou sua empresa estão com problemas relacionados à gestão das finanças se nota quando há o pagamento recorrente de multas por atrasos. Além de ser uma dor de cabeça enorme, essas despesas comprometem seus ganhos sem gerar nenhum tipo de retorno para o negócio. E para evitar esse problema é preciso mais que dinheiro no caixa. Nesse caso, é necessário desenvolver organização, disciplina e um bom planejamento de gastos. Não tem nem ideia por onde começar? Então fique de olho nos bons hábitos que listamos no post de hoje para ajudá-lo a nunca mais atrasar o pagamento das contas importantes e ter que lidar com os juros nada amigáveis das multas! Confira:

Organize suas contas

O primeiro passo para não ser surpreendido com contas em atraso é saber exatamente quais compromissos você ou sua empresa devem honrar todos os meses. Faça uma lista de gastos fixos e variáveis, detalhando valores e respectivas datas de vencimento. Esse controle pode ser feito da maneira tradicional, com o uso de planilhas, ou com programas específicos para a gestão de um negócio — esses programas, aliás, estão entre as 7 ferramentas que todo empreendedor deve usar.

Use o débito automático

Com o débito automático, a chance de você ter que lidar com contas em atraso é praticamente zero, já que o pagamento da fatura é feito automaticamente. O ideal é que essa ferramenta seja usada para quitar contas com valores fixos, como algumas franquias de internet, por exemplo. Assim você evita surpresas com cobranças estranhamente altas, ao mesmo tempo em que mantém um controle mais rígido sobre os débitos feitos diretamente na sua conta ou na conta da empresa.

Antecipe pagamentos

Não pagar multas é realmente muito bom, mas receber descontos é ainda melhor, não concorda? Pois esse benefício pode se tornar realidade caso sua empresa se organize para pagar determinadas faturas antecipadamente. Essa ação facilitará a negociação de descontos com o credor, poupando dinheiro e ainda ganhando sua confiança.

Esteja preparado para crises

É claro que ninguém quer se ver diante de um rombo no orçamento, mas, infelizmente, crises financeiras ou mesmo gastos completamente inesperados podem complicar as contas de qualquer negócio. De toda forma, caso isso aconteça, é necessário manter a calma, analisar seu controle orçamentário e identificar gastos de menor prioridade que possam ser cortados. Só não se esqueça de que o atraso de contas não deve ser encarado como um corte provisório de gastos, ok? Pense na bola de neve que pode se formar por juros e multas e foque em uma transformação realmente duradoura.

Renegocie previamente

Você analisou seu cronograma e chegou à conclusão de que não terá fundos para saldar uma parcela importante que vence em 15 dias? Não espere o prazo vencer para tentar resolver o problema! Entre em contato com o credor antecipadamente e tente renegociar os prazos ou mesmo o valor da parcela. Essa simples atitude proativa pode evitar o pagamento de multas desnecessárias e ainda manter a relação de confiança estabelecida entre você e seu fornecedor.

Agora comente aqui e nos conte se você conhece mais alguma maneira de fugir das temidas multas por contas em atraso! Compartilhe suas dicas conosco! Ah, e agora que você já sabe como conseguir pagar sua contas no tempo certo, que tal descobrir a melhor maneira de entregar o serviço no prazo para seu cliente?

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.