5 dicas de empreendedores de sucesso que mudarão seu dia a dia!

portrait of a businessman

O que mais se acha na internet é receita sobre como alcançar o sucesso, não é mesmo? São listas intermináveis de hábitos, práticas e outros macetes ditos infalíveis. Mas há um grande problema com essas listas: quase todas são genéricas, sem vida, sem prática. Nenhuma pessoa realmente bem-sucedida assina e assume essas dicas. Pois nós resolvemos fazer diferente: vamos dar 5 dicas de empreendedores de verdade sobre como eles tornam seu dia a dia mais produtivo! Ficou curioso? Então confira:

Eles sabem aproveitar o tempo

A maioria dos recursos têm distribuição desigual, é verdade, mas existe um que é inteira e totalmente igualitário: o tempo! O dia de todo mundo, do eletricista ao CEO, do porteiro ao presidente, tem 24 horas. Você já parou para pensar, então, que um dos segredos pode ser exatamente o uso do tempo?

A maior parte das pessoas bem-sucedidas não acredita na capacidade de se desenvolver paralelamente múltiplas tarefas, fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo. Muito pelo contrário, elas acreditam em priorizar, escolher poucas tarefas por dia e fazê-las bem.

AJ Forsythe, CEO da iCracked — empresa que conserta iPhones —, agenda reuniões com tópicos parecidos consecutivamente, mantendo-se concentrado no assunto. E ele também vai para o trabalho de canoa, o que toma apenas 5 minutos do seu dia. Talvez você não consiga fazer o mesmo, mas pode descobrir, por exemplo, que de bicicleta ou de metrô consegue chegar mais rápido.

Eles analisam as próprias forças

O escritor e empreendedor Tim Ferris, autor do best-seller “Trabalhe 4 Horas por Semana”, é um dos maiores expoentes da produção otimizada, trabalhando-se menos. Uma de suas dicas é fazer uma avaliação 80/20 sobre tudo: em quase tudo o que você faz, 80% dos resultados efeitos vêm de 20% do trabalho. Isso permite descobrir, por exemplo, que nem sempre o cliente tem razão. Às vezes é mais vantajoso e lucrativo deixar um cliente mais chato escolher a concorrência para que você possa se concentrar nos que já são fãs da sua marca. A principal lição de Ferris para a vida é: em vez de consertar suas fraquezas, melhore ainda mais seus pontos fortes!

Eles têm bons parceiros

Os grandes sucessos do capitalismo envolvem, pelo menos, alguma grande dupla. O vendedor Steve Jobs tinha o técnico Steve Wozniak. O Google foi fundado pela dupla Larry Page e Sergey Brin. Zuckerberg teve o dinheiro dos irmãos Winklevoss. Katia Beauchamp se juntou a Haley Bama para fundar a startup de beleza Birchbox. Diz Katia: “não sei como as pessoas fazem sem um parceiro (ou sócio)”!

Eles fazem de suas salas sua casa

AJ Forsythe, aquele da iCracked, mantém um aquário no escritório, que rende assunto para quem quer que entre em sua sala. Também possui uma varanda com cadeiras confortáveis para os convidados. Steve Jillings, CEO da empresa TeleSign, tem como sua própria bancada de trabalho uma extensa mesa de reuniões com seis cadeiras, de modo a fazê-las ali mesmo, em vez de gastar tempo se deslocando. Uma sala limpa e desenhada para se concentrar no trabalho é uma grande ferramenta por si só.

Eles mantêm o foco

Um dos melhores conselhos que Steve Jillings já recebeu de outro empresário foi: “não dá para beijar todas as mulheres bonitas”. Ele pediu conselhos sobre o monte de coisas que estava tentando fazer e recebeu essa resposta. Ou seja: quem tenta fazer muita coisa acaba fracassando em quase todas. É preciso entender que o sucesso vem da concentração e persistência naquilo que realmente importa.

E você, o que faz no dia a dia para ter sucesso? Comente aqui e conte seu segredo para nós!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.