5 dicas de como motivar a sua equipe de vendas

dicas_de_como_motivar_a_sua_equipe_de_vendas_2.jpg.jpeg

 

A equipe de vendas é essencial para a condução de qualquer negócio. Uma empresa depende de seus clientes para se manter operando e são os vendedores os responsáveis por captar esses consumidores.

Para isso, as companhias precisam contar com pessoal treinado, preparado e com as qualificações técnicas necessárias para esse tipo de trabalho. Palestras motivacionais e cursos podem ser interessantes quando o assunto é gerar conhecimento ou agregar valor a um tipo de trabalho.

Mas a principal forma de motivar a sua equipe de vendas é fornecer o apoio necessário para que eles possam realizar o seu trabalho. Um vendedor se sentirá mais confiante ao saber que a empresa está ali para auxiliá-lo no trabalho, o que facilitará — e muito — o fechamento de novos negócios.

Em meio a rotina diária de vendas e trato com possíveis clientes, como motivar a equipe de vendas? Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe os próximos parágrafos!

1- Seja um aliado das vendas

Negociações são processos difíceis e, muitas vezes, complexos. Nesses casos, é preciso dar todo o suporte para que o vendedor possa conquistar o cliente, mesmo que isso envolva mudanças nos valores padrões praticados. Além disso, assegurar que o seu funcionário tenha todo o apoio técnico para conduzir da melhor maneira possível as conversas é essencial para todo o processo de vendas.

2- Crie possibilidades de vendas

Contar com apenas um modelo de venda pode travar diversos negócios. Cada cliente possui uma realidade ou uma exigência específica e, muitas vezes, é necessário se adequar a essas questões para fechar um novo negócio. Criar modelos comerciais diferenciados é uma forma de aumentar o seu arsenal de vendas e criar possibilidades de negociações para os seus vendedores — facilitando, assim, o trabalho deles na captação de clientes.

3- Forneça informações estratégicas

A sua equipe de marketing gerou um perfil base de seus clientes? Conta com um material explicativo novo sobre os seus produtos? Possui uma análise sobre quais produtos são mais interessantes para determinados perfis de clientes?

Então, faça essas informações chegarem até os seus vendedores e, se for necessário, explique como eles podem usar essas informações estratégicas para alavancar as suas vendas. Informação é essencial para o fechamento de negócios.

4- Crie campanhas de incentivo

Não há motivação maior do que o reconhecimento por um trabalho bem feito. Procure destacar para os seus vendedores quando eles fazem um bom trabalho — elogie-os por isso! Se cometerem alguma falha, procure alertar e corrigir, mas sem tratar a sua equipe de maneira negativa.

Além disso, oferecer bonificações e recompensas por metas cumpridas ou para os funcionários que se destacam é uma boa forma de estimular as pessoas a produzirem mais. Porém, se for fazer isso, seja justo na hora de distribuir as recompensas.

5- Saiba que vendedores são aliados estratégicos

A inovação é uma peça chave para as empresas. Oferecer serviços e produtos inovadores no mercado é importante para superar os seus concorrentes.

Para isso, é preciso estar atento às necessidades e desejos de seu público-alvo. Ninguém melhor para saber disso do que os seus vendedores!

São eles que estão na linha de frente lidando com consumidores, vivendo a concorrência de mercado e recebendo avaliações sobre os seus produtos e serviços. Transforme os seus vendedores em aliados estratégicos e escute o que eles têm para falar sobre o mercado e os seus produtos e serviços.

O que achou deste artigo sobre como motivar a equipe de vendas? Confira este texto, que trata de ferramentas que lhe ajudarão a aumentar as vendas!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.