5 dicas de como fazer pós-vendas para microempresários

5 dicas de como fazer pós-vendas para microempresários

Antes de mais nada, imagine o seguinte contexto: certa pessoa comprou seu produto ou contratou seu serviço, fazendo uma escolha dentre várias empresas que atuam no mercado. Até aí tudo bem, inclusive porque esse consumidor elegeu sua empresa exatamente por achar que era a mais adequada para atender ao que buscava — seja pelas características do item, seu preço, seu tipo de frete ou qualquer outro motivo. Mas se sua filosofia é baseada na tríade comprar, comemorar e esquecer, é preciso rever seus conceitos.

A verdade é que o relacionamento com esse consumidor não pode parar por aí! Para que ele se torne um cliente fiel e volte a comprar com você, sua empresa deverá se esforçar para dar não só aquilo que prometeu, mas um algo a mais, mantendo a relação. E aí você começa a entender o cuidado no pós-venda. Podemos inclusive arriscar dizer que o pós-venda é tão relevante quanto a fase pré-venda ou a venda em si. Mas como fazer pós-vendas adequadamente? Pois observe algumas ótimas dicas que separamos a seguir:

Cumpra com o prometido pelo serviço

A primeira providência a ser tomada logo após a concretização da venda em si é cumprir o que foi combinado com o comprador. Assim, se ficou ajustado que a entrega seria feita em 3 dias, jamais demore 4 ou 5 para concluir o envio. Se a pessoa comprou 10 itens, verifique se os tem todos em estoque para que a remessa não atrase, seja enviada pelas metades ou venha a ser cancelada.

Agradeça o cliente pela preferência

Você pode procurar se aproximar um pouco mais do comprador a fim de começar a nutrir um relacionamento entre marca e cliente, aproveitando para, logo de cara, agradecê-lo pela escolha que fez ao comprar com você. Acredite: esse consumidor se sentirá extremamente valorizado, pois você mostrará que ele é, sim, muito importante para seu negócio. Aproveite as chances para mencionar seus outros contatos nas redes sociais e sugerir as promoções do momento, a fim de tentar converter o contato em novas vendas.

Faça uma pesquisa de satisfação

É essencial interagir com os clientes. Por isso, que tal fazer uma pesquisa sobre a empresa, perguntando sobre a satisfação de quem comprou com você, se o produto adquirido atendeu às expectativas e pedindo sugestões para melhorias em qualquer etapa do processo. E atenção: se receber respostas negativas, não despreze o episódio! Dê atenção ao que está sendo criticado, levando o retorno como lição para melhorar seu negócio. Talvez seja uma boa ideia oferecer benefícios a quem protestou, a fim de quebrar a má impressão.

Ofereça algumas promoções especiais

De vez em quando vale a pena expedir promoções focadas especificamente no perfil de um tipo de cliente ou dar cupons de desconto. E essa ação fica ainda mais fácil e efetiva se você conhecer as preferências desses consumidores — com base, por exemplo, nos históricos de compras armazenados em seus arquivos — e tiver seus contatos de e-mail ou telefone. Com essa tática suas chances de acertar ficam bem maiores, assim como a divulgação será muito mais abrangente e menos invasiva.

Procure sempre solucionar problemas

Se a compra apresentou problemas em qualquer etapa do fechamento do negócio, não demore em resolvê-los. O segredo é não agir na defensiva ou demonstrar irritação se o comprador solicita uma troca ou a devolução de seu dinheiro, por exemplo, por ter ficado descontente com o produto adquirido em sua loja. Ao invés disso, ajude-o a resolver o caso de forma ágil, pedindo desculpas pelo contratempo e dando a devida atenção. Você vai ver como esse cuidado causará uma ótima impressão em seus clientes!

Sem dúvida, a imagem positiva da empresa nasce a partir do bom atendimento que a equipe de vendas proporciona ao cliente. Mas é essencial manter a qualidade na construção e na continuação do relacionamento com o cliente, a fim de aumentar as chances de fidelização. Não se esqueça que qualquer ato que realizado em benefício de seus clientes são importantes para o crescimento e a melhor reputação da sua marca!

Agora que você já tem pelo menos uma noção de como fazer pós-vendas, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida ou se por acaso tem sugestões a acrescentar! Participe e enriqueça nosso post!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.