4 motivos que podem fazer um empreendedor fracassar

Depositphotos_81829814_m-2015.jpg.jpeg

 

Abrir um novo negócio é uma tarefa que exige comprometimento, responsabilidade e atuação adequada. Errar nesse momento compromete o sucesso e aumenta as chances do negócio terminar entre as estatísticas de empresas que fecharam as portas precocemente — somente no Brasil, metade das empresas fecha as portas depois de quatro anos.

Essa situação, entretanto, pode ser explicada por algumas razões. Para evitar que essa seja a realidade do seu negócio, confira 4 motivos que podem levar ao fracasso de um empreendedor.

Não planejar no longo prazo

Para dar certo, um negócio precisa de um planejamento adequado no qual se apoiar. É preciso fazer um planejamento de investimentos, de decisões a serem tomadas e de indicadores que devem ser acompanhados, para dizer o mínimo. O que muitas vezes acontece, entretanto, é que o empreendedor mantém os olhos somente na situação presente e não pensa no longo prazo.

Sem o planejamento, o empreendedor não tem uma visão do cenário no qual seu negócio está inserido e não consegue se preparar adequadamente para as possíveis situações e necessidades.

Nesse sentido, é muito importante que o empreendedor realize planejamentos de negócio relevantes antes de abrir a sua empresa — e os mantenha atualizados, sempre pensando no futuro do negócio.

Ser otimista em excesso

Acreditar no próprio negócio é uma das condições fundamentais para o sucesso, mas o excesso de otimismo pode ser prejudicial quando ele começa a influenciar a gestão.

O excesso de otimismo de um empreendedor pode aparecer, por exemplo, em forma de previsão de vendas muito acima da realidade ou na realização de investimentos sem que a situação financeira real da empresa seja observada.

O resultado desse otimismo exagerado é que o negócio não é comandado por uma análise real dos fatos, mas por uma ideia positiva demais. Como resultado, a realidade bate à porta do negócio, que geralmente amarga o fracasso.

O jeito de evitar isso é investir na coleta de informações relevantes sobre o mercado e sobre o negócio, fazendo análises dessas informações. É até possível considerar cenários otimistas, mas a realidade deve falar mais alto.

Misturar negócios com vida pessoal

Outro erro muito comum é misturar o empreendimento com a vida pessoal. Isso acontece, por exemplo, quando o empreendedor contrata seus amigos sem que eles realmente tenham capacidade para desempenhar determinadas funções, ou ainda quando mistura as contas pessoais às empresariais.

A falta de controle e de resultados geralmente é uma consequência desse tipo de abordagem. Isso gera despreparo para encarar as situações do mercado e leva a uma importante perda de vantagem competitiva.

Para corrigir isso, o ideal é que o empreendedor assuma uma posição de líder e seja capaz de pensar no seu negócio de maneira independente da sua vida pessoal.

Ter controle financeiro deficiente

As finanças são fundamentais para o sucesso do negócio, já que permitem a execução adequada dos processos. Não ter um controle financeiro para o negócio, entretanto, leva à falta de recursos e impede que o negócio aproveite oportunidades. Eventualmente, isso significa que o negócio pode fechar as portas.

Embora controlar toda a parte financeira de um negócio não seja tarefa fácil, ela pode se tornar mais simples com a ajuda certa. Adotar um software de gestão, por exemplo, é uma forma de aliar tecnologia à gestão de qualidade. Se uma solução por assinatura é escolhida, a decisão é ainda mais relevante, já que é possível escolher o plano perfeito para as necessidades da empresa.

A falta de planejamento, de análise baseada na realidade, de separação entre vida pessoal e profissional e de controle financeiro estão entre os principais motivos que levam um empreendedor a fracassar. Ao conhecer quais são eles e como evitá-los, portanto, você aumenta as chances de fazer com que o seu negócio dê certo.

Quer aprender a ser um empreendedor melhor? Então, leia também esse post, com 6 livros sobre gestão empresarial.

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.