4 habilidades que todo empreendedor deve dominar

empreendedor

Ainda que você não tenha nascido com o tino para os negócios, existem certas habilidades, essenciais a todo empreendedor, que podem ser adquiridas por meio da experiência e de uma formação técnica específica. O empreendedorismo é uma atividade que exige aprendizado constante e uma visão ampla de mercado, abrangindo todas as etapas da produção e prestação de serviços. Confira neste post quais são essas habilidades e o que envolvem:

Boa comunicação

Uma boa capacidade de comunicação é requisito essencial a um empreendedor, seja ela interna  — com os empregados e os diferentes departamentos da empresa — ou externa — com clientes e investidores. Essa competência comunicativa deve ser demonstrada pessoalmente, por telefone ou mesmo por e-mail, sempre pautada pelo respeito, pela cortesia, gentileza e honestidade. É importante lembrar que um empreendedor comunicativo, que sabe envolver seus funcionários no âmbito corporativo, promove uma maior produtividade e um nível melhor de comprometimento dos colaboradores. Se houver viabilidade orçamentária para tal, sonde a contratação de uma assessoria de comunicação para realizar postagens em redes sociais e inserir seus negócios na mídia local. Caso você não seja, por natureza, um bom comunicador, tente pelo menos ser receptivo aos feedbacks dos empregados. Isso pode ajudá-lo a perceber se há falhas na comunicação e se suas intenções profissionais têm sido respeitadas.

Competência financeira

A qualificação de um empreendedor depende muito da sua habilidade para lidar com aspectos financeiros do negócio, ainda que essa não seja sua área imediata de atuação. Algumas empresas possuem setores contábeis e financeiros, mas um chefe de equipe ou de empresa deve ter sempre em mente a necessidade de cortar custos, de tornar processos mais eficientes e de aumentar constantemente o lucro da organização. Para isso, é necessário entender bem as competências de cada funcionário, sua relevância para o produto final da empresa e sua participação na geração de renda. Esse tipo de visão e análise objetiva dos negócios proporciona uma maior consciência e segurança na tomada de decisões estratégicas.

Habilidade marqueteira

O marketing da empresa é fundamental para o crescimento dos negócios e para a manutenção de sua posição no mercado. O processo de marketing empresarial, hoje em dia, depende muito das redes sociais e da internet e se faz por meio da publicação de conteúdos relevantes, inovadores e inteligentes. Pense no perfil do cliente que pensa em atingir e em como despertar seu interesse. Assim, construa estratégias de marketing a partir do perfil de consumidor ideal para seu empreendimento. Esse é o primeiro passo para vender o peixe da sua empresa.

Visão estratégica

Empreendedores de sucesso veem a direção para onde caminha a empresa. Por meio de um planejamento estratégico, desenvolvem-se atividades de solução de problemas institucionais, expansão de recursos humanos, aumento da capacidade de produção e reorganização de departamentos que não estejam funcionando corretamente. Além disso, é importante antever problemas, por meio de uma visão futura da empresa, definindo as metas e os objetivos a longo prazo e o que fazer em curto e médio prazos para atingi-los.

E então, descobriu-se um empreendedor nato ou precisa desenvolver melhor algumas de suas habilidades? Compartilhe conosco sua experiência, vamos trocar ideias!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.