4 dicas para profissionalizar mais sua mercearia

mercearia

As mercearias são geralmente empreendimentos de pequeno porte. No passado, esse tipo de negócio funcionava como a principal forma de fornecimento de alimentos e produtos domésticos para as famílias. Atualmente, com o desenvolvimento das redes de super e hipermercados nos grandes centros, uma mercearia pode continuar suprindo as demandas de públicos específicos que estão localizados em pequenas cidades ou em bairros.

Muitos empreendedores enfrentam algumas dificuldades para se manter no mercado atual. Por isso, para garantir o sucesso do negócio, nos dias de hoje, é fundamental que os pequenos mercados se submetam a um eficiente processo de profissionalização. No post de hoje, elaboramos um passo a passo eficaz, com quatro dicas, para quem deseja modernizar seu negócio e garantir anos de sucesso ainda por vir. Confira!

Foque no seu nicho

As mercearias do passado eram, muitas vezes inevitavelmente, a única fonte de mercadorias para as pessoas que moravam ou frequentavam a vizinhança. Atualmente, as mercearias devem priorizar o atendimento para garantir a clientela. Por isso, uma dica importante é que a gerência do mercado deve conhecer muito bem seu público e entender suas demandas e necessidades.

Somente dessa forma a mercearia terá condições de adaptar seu serviço às necessidades dos seus consumidores. Por exemplo, se a maioria dos clientes trabalha fora e não tem filhos, o investimento em linhas completas de alimentos congelados é justificável. Isso não seria pertinente se a maior parte dos consumidores tiverem famílias com crianças ou contarem com o serviço de empregados domésticos.

Ofereça diferenciais

Outro ponto importante é que o negócio ofereça mais comodidade aos seus clientes. Observe os serviços executados pelos seus concorrentes e invista em diferenciais competitivos, como atendimento por telefone, entrega sustentável por ciclistas, horário de funcionamento diferenciado — como aos domingos, feriados e abertura às 6h, por exemplo.

Dessa forma, além de fidelizar seus clientes, seu negócio pode conquistar os clientes dos hipermercados que não suprem todas as necessidades da clientela. Ficar atento a essas oportunidades é uma excelente forma de manter seu armazém sempre competitivo, apesar das limitações físicas.

Informatize sua mercearia

Hoje em dia é praticamente impossível a sobrevivência de um negócio avesso ao mundo digital. Por isso, conte com uma consultoria competente para auxiliá-lo a informatizar sua empresa.

Todo o seu negócio pode ser digital. Contabilidade, controle de caixa, gerenciamento de estoques, arquivo e envio de notas fiscais, contato com fornecedores, gerenciamento de marketing, segurança patrimonial e divulgação, por exemplo, são alguns dos setores que funcionam de forma otimizada no sistema digital. Há plataformas que controlam inclusive o pagamento e cobrança, possibilitando que você controle seus clientes cadastrados e ofereça formas de pagamento diversificadas — boleto, crédito, débito.

Treine sua equipe

Essa dica é uma das mais importantes para os empresários que desejam profissionalizar seus negócios. Os recursos humanos são peça-chave para o sucesso de todo tipo de empreendimento, independentemente do seu porte.

Treine sua equipe periodicamente, oferecendo conhecimento acerca de todos os processos informatizados do seu mercado. É importante que os funcionários se enquadrem no perfil necessário para o trabalho e que saibam lidar com todos os tipos de clientes, atendendo-os da melhor forma possível, em qualquer circunstância. Recompense os funcionários que se dedicarem e baterem metas. Isso ajuda a manter sua equipe sempre motivada.

E você, como administra a sua mercearia? Quais dessas dicas você já utiliza na sua administração? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.