4 dicas de empreendedorismo memoráveis por Marc Benioff

4-dicas-de-empreendedorismo-memoraveis-por-marc-benioff.jpeg

 

Marc Benioff é o fundador e CEO da Salesforce, uma das maiores empresas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) do mundo. Ele quebrou paradigmas com a introdução de serviços em nuvem e, apesar da resistência de empresários de software, essa mudança conseguiu levar a Salesforce ao faturamento de 6 bilhões de dólares anuais em 2016.

No seu livro Behind the cloud, Marc conta algumas das suas dicas de empreendedorismo para o sucesso. Compilamos aqui 4 delas para que você possa aplicá-las na sua startup! Confira!

Tenha foco

Marc Benioff considera importante que empreendedores possuam foco nas três coisas mais importantes para se fazer em uma empresa. Isso porque é fácil perder-se em meio à quantidade de objetivos ou problemas gerenciais que surgem no dia a dia de um negócio.

Entretanto, para um crescimento exponencial, é preciso saber escolher e focar naquilo que mais importa. Essa é uma das dicas de empreendedorismo mais comuns. Um exemplo disso é que o primeiro protótipo do site da Salesforce foi feito em apenas um mês! Diversas empresas fazem isso, como já dizemos aqui, quando explicamos sobre MVPs.

Desafie o senso comum

Quando a Salesforce surgiu, era a primeira empresa a oferecer aplicativos de negócios por meio de um site e não de um software. Isso foi chamado na época de computação em nuvem pelo mercado. Ao introduzir esse modelo de serviço, Marc foi criticado e visto com ceticismo por profissionais da área de software. Entretanto, manteve sua proposta, e provavelmente aliado ao seu princípio de focar-se nas coisas que realmente importavam, conseguiu ater-se a isso e promover a inovação de uma forma eficiente apesar dos riscos.

Tenha bons produtos e serviços

De nada adiantaria introduzir um conceito inovador e focar-se em desenvolvê-lo não fosse pela qualidade do que estava propondo. Marc Benioff manteve-se alinhado à sua proposta de CRM em nuvem, pois sabia que estava desenvolvendo algo de qualidade.

A empresa procurava constantemente o feedback de clientes e estava empenhada em tornar a ferramenta o mais fácil possível de se utilizar. Isso foi comprovado pela forma como o crescimento da empresa foi acelerado com a rápida adesão do mercado. Uma boa forma de se alcançar um bom produto ou serviço é pela pesquisa de mercado.

Seja agressivo no marketing (e na filantropia)

No seu relatório de 2016, a Salesforce demonstra ter investido 51% da receita em marketing e vendas. Isso é o equivalente a quase 3 bilhões de dólares! Além disso, desde sua fundação, a empresa segue um modelo de doação de pelo menos 1% dos seus recursos (inclusive do tempo dos seus funcionários) para a filantropia. A princípio, esses valores podem não parecer significativos, mas ao todo, a Salesforce já doou mais de 128 milhões de dólares, 1,6 milhão de horas de trabalhos comunitários e seus produtos para mais de 29 mil empresas sem fins lucrativos e instituições de educação. Em função disso, os holofotes estão direcionados para essa empresa a todo o tempo.

A Salesforce é uma das empresas que mais cresceu desde sua fundação, tendo alcançado a marca de 6 bilhões anuais incrivelmente rápido para uma empresa fundada na virada do milênio. Dicas de empreendedorismo como essas de Marc Benioff são muito valiosas, pois refletem a mentalidade que leva grandes empresas ao sucesso.

Gostou das nossas dicas de empreendedorismo? Então compartilhe este artigo nas suas suas redes sociais! Elas podem ajudar outros empreendedores, assim como você!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.