10 ferramentas que todo empreendedor Saas deveria usar

 

Com a expansão e a democratização cada vez maiores do mercado de Software as a Service (SaaS), muitas pessoas têm investido com sucesso nessa área, criando e oferecendo produtos e serviços incríveis aos seus consumidores.

Porém, como em qualquer ramo empresarial, quem tem uma empresa SaaS também precisa munir-se de ferramentas, técnicas e serviços que auxiliem na expansão dos negócios, na superação dos desafios e no atingimento de todos os objetivos e metas.

Pensando nisso, no post de hoje reunimos 10 ferramentas para empreendedores sensacionais. Continue a leitura e fique por dentro!

Aplicativos e softwares

1. Google Drive

Desenvolvido pela gigante Google, o Google Drive foi um dos pioneiros quando o assunto é armazenamento de dados na nuvem. Linkado diretamente à sua conta pessoal do Google, o sistema permite o armazenamento e o compartilhamento on-line de documentos, fotos, vídeos, designs e desenhos.

Além de compartilhar, é possível permitir que outras pessoas editem e atualizem qualquer tipo de arquivo. A versão gratuita armazena até 15 GB de dados. Existem também versões pagas, voltadas ao compartilhamento e armazenamento de dados empresariais.

2. AngelList

Procurando um investidor-anjo para a sua empresa? Você poderá encontrá-lo com o AngelList, um sistema que reúne listas de possíveis investidores-anjo. Mediante o cadastro de sua empresa, há a possibilidade de entrar em contato ou acompanhar os passos dos investidores cadastrados. O AngelList ainda permite a postagem ou a procura de vagas de emprego em startups.

3. Agendor

Aplicativo desenvolvido por brasileiros, o Agendor ajuda o empreendedor a organizar todas as suas vendas. Por meio da centralização do cadastro de clientes, do controle de entrada e saída de produtos e da análise de desempenho das vendas que são proporcionados pela ferramenta, pode-se ter uma ampla visão sobre como a empresa está se saindo no mercado.

4. Asana

Para os empreendedores que contam com uma equipe responsável pelo desenvolvimento de projetos, o Asana é uma mão na roda. O objetivo do aplicativo é ajudar times a tocarem e a organizarem projetos, desde as etapas de planejamento até a sua conclusão.

Nele, pode-se adicionar tarefas, fazer comentários e abrir janelas de conversa com toda a equipe. Para grupos de até 15 membros, o aplicativo é totalmente gratuito.

5. Codeanywhere

Se você é desenvolvedor de softwares, não seria maravilhoso poder contar com uma ferramenta que permitisse o acesso a todos os seus projetos de programação fora do computador? Pois saiba que isso já é possível, com o Codeanywhere.

Ele é um editor leve e simplificado, que permite que você gerencie os seus projetos de qualquer lugar. Também é possível exportar arquivos de sites como o Google Drive e o Dropbox para o aplicativo.

6. Mint

Você tem dificuldades em fazer de maneira eficiente a gestão financeira da sua empresa? Então experimente o Mint.

Desenvolvido como uma ferramenta de controle financeiro simples para pequenas empresas, ele controla quatro categorias principais de custos: os que ocorrem apenas uma vez (como o investimento inicial), despesas fixas, despesas variáveis e despesas opcionais. Tudo muito simples e fácil, ajudando você a ter uma visão mais completa da saúde financeira da sua empresa.

7. Rocketship

Precisando de inspiração e motivação para aqueles dias que nada parece querer dar certo nos negócios? Experimente o Rocketship, aplicativo que reúne áudios e podcasts divididos em temas como “levantar investimentos”, “conquistar clientes”, “desenvolver produtos”, entre muitos outros. Os áudios podem ser ouvidos diretamente no site, ou serem baixados pelo iTunes, de graça.

O blog da ferramenta disponibiliza diversos artigos, com dicas valiosas para empreendedores. Ao tornar-se usuário premium, você recebe duas vezes por mês uma seleção de podcasts e artigos exclusivos.

8. Software de gestão de assinaturas

Se você é um empreendedor SaaS, é essencial gerenciar as suas assinaturas de maneira eficiente e assertiva, não é mesmo? E quando se trata desse assunto, nada pode ser mais eficaz do que investir em um bom software de gestão de assinaturas.

Por meio dessa plataforma on-line, é possível fazer a gestão de tudo o que se refere aos assinantes de seu software. Com ele, todas as etapas de cobrança são gerenciadas de maneira fácil e intuitiva, reduzindo os custos e aumentando sobremaneira a produtividade e eficiência do seu negócio.

Serviços

9. Consultoria em negócios

Para quem é marinheiro de primeira viagem no mundo do empreendedorismo ou não tem noção alguma de gestão de negócios, finanças e logística empresarial, investir na contratação de um serviço de consultoria pode se revelar uma excelente estratégia.

Existem diversas opções de empresas e profissionais sérios e competentes nessa área e que podem dar dicas e ideias valiosas para alavancar o seu negócio de maneira sustentável e eficiente.

10. Couching e mentoring

Diferentemente dos serviços de consultoria, mais voltados ao desenvolvimento de empresas como um todo, o couching e o mentoring estão mais voltados ao desenvolvimento individual de pessoas.

O couch é o profissional especializado em orientar pessoas a refletirem e a chegarem a conclusões sobre aspectos importantes de suas vidas, sejam eles de ordem profissional ou pessoal. Durante o processo de couching, pode-se estabelecer metas e definir ações específicas para se alcançar determinado objetivo ou desejo.

Já o mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional, que se baseia em conselhos e ajuda que um profissional experiente em determinada área (mentor) oferece a um profissional menos experiente (mentorado).

Geralmente, o mentoring não é um serviço pago. Ele ocorre naturalmente, com o estreitamento de laços profissionais com pessoas mais experientes no seu ramo de atuação. Por isso, para ter um bom mentor, é necessário investir na expansão e na consolidação de um bom networking.

Para alcançar o sucesso como empreendedor SaaS é preciso bastante esforço e dedicação. Entretanto, ao utilizar pelo menos algumas das 10 ferramentas citadas acima, você terá o seu trabalho facilitado e poderá notar os benefícios em pouco tempo. Experimente e comprove você mesmo!

E então? O que está esperando para começar a utilizar as ferramentas para empreendedores sugeridas no post de hoje? Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais, para que as dicas contidas aqui possam ajudar outras pessoas!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.